Justiça determina afastamento imediato do vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado

Lucas Borges
10/07/2019 às 19:11.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:29
 (Guilherme Piu / Hoje em Dia)

(Guilherme Piu / Hoje em Dia)

O desembargador Octávio de Almeida Neves, da 12ª Câmara Cível de Belo Horizonte, deferiu o pedido de tutela de evidência recursal, interposto por um grupo de conselheiros do Cruzeiro, e determinou o afastamento imediato, por 60 dias, de Itair Machado do cargo de vice-presidente de futebol da Raposa.

Entre os conselheiros, está o ex-presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares (2012-2017).

Na decisão, que tem caráter liminar, o dirigente está "impedido de praticar quaisquer atos de gestão inerentes à função no comando do Cruzeiro e de se valer dos poderes outorgados a ele no instrumento de procuração firmado pelo clube".

O magistrado também intimou o Cruzeiro a se manifestar, por meio de reunião extraordinária, para ratificar o afastamento temporário de Itair.

Em relação ao Cruzeiro, que também é réu na ação, o grupo de conselheiros defende que “Itair Machado de Souza foi nomeado de forma irregular para o cargo de dirigente do Cruzeiro Esporte Clube, e que a sua manutenção como dirigente da instituição também é irregular. Acusam gestão temerária do clube pelo dirigente da referência”.

Já sobre Itair Machado, os autores do pedido se amparam lube para defender que o cargo ocupado pelo dirigente é de livre nomeação e exoneração e não eletivo.

O grupo de conselheiros destaca que o dirigente é condenado em sentença criminal definitiva pela prática de crime tributário e que tal condenação definitiva por crime doloso implica no afastamento imediato do dirigente e o torna inelegível pelo período de dez anos para desempenho de cargos e funções eletivas ou de livre nomeação.

Importante ressaltar que como a decisão tomada pelo desembargador não é definitiva, os advogados do dirigente podem tentar derrubar a decisão monocrática proferida no agravo de instrumento, e decisão passará por uma turma de julgadores da 12ª Câmara Cível

Posição do Cruzeiro

Procurada pelo Hoje em Dia, a assessoria de comunicação do Cruzeiro afirmou que o caso está entregue aos advogados de Itair Machado e que nem ele, nem seus defensores vão conceder entrevista.

Confira um trecho da decisão e quem são os autores do pedido de afastamento de Itair Machado:Reprodução / N/A

Reprodução / N/A

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por