Líderes do ‘Campeonato do G-12’ brigam pelo título na reta final

Alberto Ribeiro - Do Hoje em Dia
09/10/2012 às 06:45.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:56
 (Bruno Cantini/Atlético/12.9.2012)

(Bruno Cantini/Atlético/12.9.2012)

O Brasileirão 2012 carrega a marca do tradicional. Dos dez primeiros colocados, nove fazem parte do grupo que reúne os 12 maiores clubes do país. E os números mostram que se dar bem nesse hipotético “Campeonato do G-12” é fundamental para brigar na parte de cima da tabela de classificação. Nessa acirrada batalha entre gigantes, assim como na tabela de classificação, Grêmio, Fluminense e Atlético dividem a liderança.

Os três têm se dado bem quando o assunto é confronto direto. Melhor para o Grêmio. Em 18 partidas contra os grandes, foram dez vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 62,9%. Logo atrás, e com duas partidas a menos que os gaúchos, vem o Fluminense. Contra os grandes, o tricolor carioca perdeu apenas um duelo. E foi justamente para o Grêmio, por 1 a 0, pela 12ª rodada, no Olímpico.

O time das Laranjeiras teve nove vitórias e seis empates, o que o coloca com o melhor aproveitamento, 68,7%. A dez rodadas para o fim da competição, o Fluminense é apontado como favorito ao título, mas o técnico Abel Braga pondera. Ele lembra que a equipe terá jogos difíceis pela frente, enquanto outros concorrentes, como o Grêmio, têm uma tabela teoricamente mais fácil.

“Teremos muitos clássicos ainda. O Grêmio só tem mais três ou quatro clássicos, jogos de grandes contra grandes. Só um fora. E jogará com quatro times da zona de rebaixamento”, avalia Abel Braga. Entre os grandes, o Grêmio terá pela frente quatro jogos, sendo três em casa: Botafogo, São Paulo e o clássico contra o Internacional. O Fluminense será o adversário fora.

E nas seis partidas que restam contra os grandes, o Fluminense duela contra Grêmio e Cruzeiro em casa, e visita Atlético, São Paulo, Palmeiras e Vasco. O Atlético também tem demonstrado força. Em 15 partidas, foram nove vitórias, três empates e três derrotas, aproveitamento de 66,6%.

Dessas nove vitórias, sete foram em casa. Uma prova de que o Galo tem cantado em seu terreiro. O único tropeço em seus domínios foi contra o Grêmio, no empate em 0 a 0. Há seis pontos do Fluminense, o Atlético aposta no fator para casa encostar de vez no líder. No dia 21, o Galo recebe o time carioca, no Independência.

Além do tricolor carioca, os comandados de Cuca encaram o Flamengo e Cruzeiro em casa. Fora, encaram Santos, Vasco e Botafogo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por