
Ex-atacante da França e marcado na história do futebol como jogador com mais gols em uma única Copa do Mundo, Just Fontaine faleceu nesta quarta-feira (01), aos 89 anos. O anúncio foi feito pela família do ex-jogador, que não informou a causa da morte.
Just Fontaine nasceu em Marrakesh, no Marrocos, mas se naturalizou francês. Ele iniciou a carreira na sua terra natal, atuando pelo USM Casablanca, onde ganhou muito destaque e foi comprado pelo Nice e depois pelo Reims, ambos da França.
Na Seleção, disputou apenas uma Copa, a de 1958, mas fez história ao marcar 13 gols em apenas seis jogos, se tornando o maior artilheiro de uma Copa até hoje. Ele foi eliminado nas semifinais do torneio, quando a França sofreu 5 a 2 do Brasil, que viria a ser campeão daquele torneio, com destaque para Pelé. Ele foi o maior artilheiro da história das Copas até 1970, e hoje está em 4° no ranking, atrás de Klose, Ronaldo e Gerd Muller.
Fontaine se aposentou em 1962, aos 28 anos, por conta de lesões recorrentes. Após a aposentadoria dos gramados, virou treinador e chegou a treinar as seleções da França e do Marrocos, mas seu maior destaque foi ter levado o então novato Paris Saint-Germain para a primeira divisão, de onde o clube jamais saiu.
Leia mais