Betinho é aposta do Minas para desbancar o líder invicto

João Alberto Aguiar - Do Hoje em Dia
13/12/2012 às 08:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:28
 (NBB/Divulgação)

(NBB/Divulgação)

O ala/armador Betinho tem sido um dos destaques do Icatu/Minas no Novo Basquete Brasil (NBB) e é uma das “armas” do técnico Raul Togni Filho para desbancar o invicto Paulistano, líder da competição, com cinco vitórias. O jogo acontece, nesta quinta-feira (13), às 20h, no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, pela sétima rodada. Nas cinco partidas disputadas pelo time minas-tenista, o jogador contabiliza 17 assistências e 98 pontos, média de 19,6 por confronto.

Aos 24 anos, ele atravessa a melhor fase da carreira. “Disputei todas as temporadas do NBB e, na atual, meus índices, em pontos, assistências e rebotes, são, por enquanto, os melhores. Não esperava tanto, mas a evolução é natural”, avalia.

Segundo o atleta, o bom desempenho se deve ao esforço particular e à confiança do grupo, além da influência do treinador. “O Raul tem grande parcela na minha evolução. Ele define o sistema de jogo em cima das características do grupo, e isso é bom”, comenta Betinho.

Além disso, a condição de um dos principais arremessadores do NBB tem implicações táticas no time, pois propicia ao americano Mark Borders, até então o cestinha do Minas, variar ainda mais o leque de jogadas na armação.

Na competição nacional, o clube mineiro atuou três vezes diante da torcida e venceu todas. Agora, além de enfrentar um dos adversários mais fortes do campeonato, terá mais uma experiência fora de Belo Horizonte. Na avaliação de Betinho, jogar em casa é fator determinante na campanha do clube. “Aqui, no Minas, a gente treina todo dia, tem a referência da quadra. Quando vamos para outras cidades, normalmente fazemos só treino de reconhecimento da quadra. Mas não temos escolha. Apesar das dificuldades, nos três próximos três jogos fora, temos que buscar a vitória para continuar nas primeiras colocações”, comenta. Na sequência, o Minas pega Pinheiros, em São Paulo, e Vila Velha, no Espírito Santo.

UBERLÂNDIA

Outro representante mineiro, o Unitri/Universo também atua fora de seus domínios na rodada desta quinta, que ainda terá mais sete partidas. O time do Triângulo enfrenta o Limeira, às 20h, no ginásio Vô Lucato. O Uberlândia, do técnico Hélio Rubens, está em quarto lugar na tabela, com 80% de aproveitamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por