A capital mineira vai receber no próximo domingo (9) a abertura do festival “Encontro Internacional Mundo Capoeira”. O evento será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, das 10 às 13 horas. A entrada é gratuita.

O encontro é promovido por meio de uma parceria entre o curso de Relações Públicas da PUC Minas e o grupo Mundo Capoeira. Na programação estão previstas apresentações de maracatu, danças e roda capoeira.

“Participo do grupo há três anos. Sempre percebi que eles precisavam de divulgação. Agora, como uma das disciplinas da faculdade requer esse tipo de trabalho em campo, de produção e organização de eventos, poderemos ajudar e ser ajudados”, explica a estudante de Relações Públicas Karla Megda, que passou a fazer a o trabalho de assessora de imprensa do Mundo Capoeira.

De acordo com Megda, a proposta de evento é difundir a cultura da capoeira e quebrar os preconceitos em relação a esta tradição. “A capoeira é uma arte-marcial, mas também é um esporte, é cultura popular e música. Nem todo mundo sabe disso. Nossa ideia é transmitir esses valores a cada novo evento para que o nosso trabalho tenha mais reconhecimento”, conclui.

Escola

O grupo Mundo Capoeira tem hoje duas escolas; uma em Belo Horizonte e outra em Contagem. Atualmente, entre alunos e professores, o projeto conta com mais de 80 participantes. O trabalho é coordenado pelo mestrando Pernalonga.
 

capoeira
Ao centro, o mestrando Pernalonga, coordenador do grupo (Foto: Divulgação)


Veja uma das apresentações do grupo: