Bob Burnquist: o ídolo que mudou a vida de um fã... duas vezes

Vinícius Las Casas - Hoje em Dia
05/04/2013 às 11:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:34

Quantas vezes não vemos um fã correndo atrás do ídolo? Buscando um autógrafo, uma foto ou, simplesmente, ver a sua inspiração de longe? E quando a ordem se inverte e o ídolo que busca o fã? Em Belo Horizonte, Bob Burnquist, que esteve na cidade durante o Intersports Brazil Hall, recebeu o carinho de muitos fãs, mas um deles, em especial, chamou a atenção do skatista.

Uma carta chegou até as mãos de Bob, através da produtora de eventos Amanda Cerqueira, que trabalhava no Intersports Brazil Hall, salão de marketing e licenciamento esportivo. O conteúdo era emocionante. Elba Magnani escreveu para o skatista para agradecê-lo de ter ajudado a tirar seu filho de um mau momento. Somente a presença de Burnquist em BH trouxe o ânimo que faltava a João Gabriel, de 11 anos, e fanático por skate.

"No auditório, quando o Bob estava atendendo os fãs na sessão de perguntas e respostas, a Elba se aproximou de mim, sorridente, e falando bem baixinho perguntou se eu poderia fazer com que o bilhete que ela trazia chegasse às mãos do Bob. Eu respondi que sim, ela sorriu, agradeceu e se retirou", definiu Amanda.

"Não esperava retorno de nada. Eu vendo aquele cara, fazendo um bem pro meu filho e outros meninos, achei que ele tinha que saber o que estava fazendo. Eu tinha que falar isso para ele. Eu não queria me arrepender de não ter agradecido. É o mínimo que poderia fazer para um estranho que está me ajudando", disse Elba Magnani, a mãe emocionada.

Com o bilhete em mãos, Amanda Cerqueira logo tratou de entregá-lo a Bob Burnquist.

"Ao final da sessão de fotos, o Bob se encaminhou à sala VIP e eu mesma entreguei o bilhete. Ele leu com calma, sorriu, e guardando com cuidado na mochila, falou assim: 'Isso é muito legal! O garoto tá aí? Quero dar um presente a ele!' Então eu respondi que não vi o garoto com a mãe, mas que iria tentar localizá-los lá fora. Procurei até, mas não os encontrei. Foi aí que eu tive a ideia de falar da história, pra gente tentar encontrar o menino", destacou a produtora de eventos.

Emocionante carta de Elba para Bob Burnquist (Foto: Amanda Cerqueira)


O Hoje em Dia foi em busca de João Gabriel. No Facebook, encontramos a mãe do garoto e os contatos se iniciaram, com surpresa por parte da mesma. Após acertado o dia para o encontro, partimos, munidos com uma mochila, um pôster do filme "Vida sobre Rodas" e um caderno, os dois últimos autografados por Bob Burnquist, todos presentes do skatista para o garoto.

O baixo astral

João Gabriel estava desanimado por causa da irmã Maria Isabel, de oito anos, que é portadora de necessidades especiais. Chateado pelas dificuldades enfrentadas por sua irmã, o menino não demonstrava interesse em quase nada... exceto pelo skate e seu ídolo.

"Chamava ele para sair e não queria, para passear e nada. E com o Bob ele me chamou pra sair, com um brilho nos olhos. 'Mãe eu quero ir, tenho que ir'. E, já que ele ficou animado, eu não podia perder a oportunidade de fazer ele feliz", disse Elba.

"O astral mudou antes da vinda do Bob e lá (durante o evento) mudou mais ainda", comentou.

Por este motivo a carta foi escrita. Neste simples gesto, uma reação em cadeia fez com que o Hoje em Dia soubesse da atitude e do interesse de Bob Burnquist em presentear o seu fã.

Em busca do fã

O skate é a paixão deJoão Gabriel Magnani, de onze anos (Foto: Samuel Costa/Hoje em Dia)

Tímido, João Gabriel evitava a entrevista. A maneira encontrada para quebrar o gelo? Somente o skate. Samuel Costa, fotógrafo, teve que subir em cima do "carrinho", arriscar kickflips e varials. Enquanto isso, com a máquina fotográfica em mãos, João Gabriel fotografava as manobras. Ahh, aí o garoto se soltou.

"Meus pais me deram um skate de Natal. Fiquei interessado (pelo esporte). Aos três anos, eu já tinha ganhado um 'skate de brinquedo'", disse.

Aí, foi um pulo para escolher seu ídolo. O modelo a se seguir foi Bob Burnquist. Brasileiro e tendo vencido nos Estados Unidos, não foi tão difícil definir que a fera seria o principal ícone esportivo na vida de João Gabriel.

"Quando ganhei o skate. Fui pesquisando alguém para ser meu ídolo. Achei ele um cara legal para ser fã dele", destacou.

O encontro

A idolatria por Bob chegou a um patamar diferente no Expominas. Durante o Intersports Brazil Hall, o skatista foi um dos jurados de um campeonato de skate. Após isso, ele deu uma palestra para seus fãs e ainda fez questão de tirar foto e distribuir autógrafos.

"Um amigo me contou e vi no site do Intersports, que ele vinha no sábado dia 23. Aí falei com minha mãe que a gente tinha que ir (no evento). Imaginei que ele ia ficar longe, só ia ter um júri de skate, nem imaginava que ia ter a palestra e os autógrafos", comentou João Gabriel.

Durante o Intersports, Bob parece que ganhou um outro fã dentro da família Magnani.

"Tinha alguns skatistas que só o Bob aplaudia, isso me chamou muito a atenção. Este cuidado e respeito com as pessoas. É o jeito dele, a humildade. Aquele lugar lotado e o Bob dando atençao. Em uma foto ele tava olhando pro meu filho. Ele olha, tem carinho, respeito pelo outro", disse Elba Magnani, mãe de João Gabriel.

Presente

No meio da conversa, é claro, tivemos que revelar que Bob Burnquist tinha mandado uns "presentinhos" para João Gabriel. O sorriso no rosto do menino brotou fácil e a primeira pergunta não poderia ser outra: "Onde está?", questionou ansioso.

Ao receber a mochila, o caderno e o pôster já abraçou todos os presentes e não soltava mais. O autógrafo de Bob fez o impossível: o sorriso no rosto ficou ainda maior. O brilho nos olhos revelava, um sonho tinha se tornado realidade.

Os presentes foram um incentivo a mais a João Gabriel. Na palestra no Expominas, Bob ressaltou a importância do estudo, sobretudo da língua inglesa:

"Ele falou para acreditar muito no seu sonho, nunca desistir. Comentou sobre a importância dos estudos, para falar inglês", disse o jovem skatista.

Sorriso largo de João Gabriel após ver pôster autografado (Foto: Samuel Costa/Hoje em Dia)

E pelo que a mãe contou, os conselhos de Bob já trouxeram alguns resultados.

"Ele sempre gostou muito do inglês. Mas, depois da palestra, ele já tirou total numa prova da língua, tudo por causa do incentivo", comentou, sendo referendada por seu filho.

"Estudei com mais atenção. Eu era muito preguiçoso para estudar", afirmou João Gabriel.

Ao final, antes de ir embora, o skatista mirim respondeu o que estava achando de tudo o que aconteceu naquele dia. Os presentes, a entrevista, o autógrafo...

"Estou surpreso e feliz. O que eu mais gostei foi da ação dele. Agradeço muito ao Bob por isso", comentou.

Então, ponderamos: "E aí, João, vai estrear os seus presentes? Levar mochila e caderno para a escola?"

"Ahh, não.(se fizer isso) Pode dar uma estragadinha", afirmou, aos risos.

Guarda os presentes, então, João, e toda vez que estiver triste, olhe para eles, lembre do seu ídolo e dos momentos especiais que ele te proporcionou. 

 

Ao lado de João Gabriel, Bob nem imagina que tinha feito tão bem ao garoto (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por