Brasil encerra participação nos Jogos da Juventude com 15 medalhas

Gazeta Press
27/08/2014 às 14:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:58
 (Wander Roberto)

(Wander Roberto)

A participação do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim se encerrou nesta quarta-feira (27). No 12º dia de competição, os brasileiros poderiam ter conquistado mais medalhas na luta olímpica estilo livre e nos saltos ornamentais, na prova por equipes intercontinentais, mas acabaram fora do pódio. O Brasil se despediu da China com 15 medalhas - seis ouros, oito pratas e um bronze -, mais que o dobro das sete medalhas conquistadas nos Jogos de 2010, em Cingapura.

"A participação brasileira em Nanquim foi excelente. Primeiro, tivemos um acréscimo de 40% no número de atletas classificados em relação a Cingapura 2010. Mais do que dobramos o número de medalhas e subimos também no número de modalidades no pódio. Isso mostra o quanto evoluímos, não só no sentido quantitativo, mas qualitativo também", afirmou a ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Behar, chefe de missão da equipe brasileira em Nanquim.Na delegação do Brasil, composta por 97 atletas, menor apenas que a da China - que contou com 213 competidores -, dois se destacaram: a ginasta Flávia Saraiva e o nadador Matheus Santana, que conquistaram três medalhas cada um.

"Nós temos um plano em direção aos Jogos de 2020 e esses atletas se encaixam neste perfil. Claro que alguns se destacaram e estarão no Rio de Janeiro, mas o objetivo da grande maioria dos 97 atletas que estiveram aqui é chegar a Tóquio ou a 2024. É importante entender que cada modalidade tem a sua média de idade e seu perfil diferente, então para cada uma nós estudamos todo o cenário e preparamos um plano a curto, médio ou longo prazo", afirmou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

Os Jogos Olímpicos da Juventude reuniram aproximadamente 3.700 jovens, de 205 nacionalidades, com idades entre 14 e 18 anos. A cerimônia de encerramento da competição será realizada nesta quinta-feira.

Abaixo, as medalhas conquistas pelo Brasil nas Olimpíadas da Juventude de 2014:

Ouro:
Duda e Paty (vôlei de praia)
Edival Marques "Netinho" (taekwondo)
Flavia Saraiva no solo (ginástica artística)
Layana Colman (judô)
Matheus Santana nos 100m livre (natação)
Orlando Luz e Marcelo Zormann nas duplas (tênis)

Prata:
Bianca Rodrigues na equipe continental (hipismo saltos)
Flavia Saraiva na trave e no individual geral (ginástica artística)
Giovanna Diamante, Luiz Altamir, Matheus Santana e Natália de Luccas no revezamento 4x100m livre misto (natação)
Layana Colman na equipe mista multinações (judô)
Marcus Vinicius D´Almeida no recurvo 60m (tiro com arco)
Matheus Santana nos 50m livre (natação)
Orlando Luz (tênis)

Bronze:
Hugo Calderano (tênis de mesa)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por