Desafio brasileiro é conquistar o tri do Parapan

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
07/08/2015 às 07:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:15
 (Washington Alves)

(Washington Alves)

Doze dias após o fim do Pan de Toronto, será realizada nesta sexta-feira (7) a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, às 18h45 (de Brasília). Atual bicampeão no quadro geral de medalhas, o Brasil levou para o Canadá a maior delegação do país na história da competição.

Ao todo, 272 paratletas irão representar o Brasil no torneio intercontinental. As provas começam oficialmente neste sábado (8), e se estendem até 15 de agosto. Para repetir o bom retrospecto nas duas últimas edições do Parapan, em Guadalajara (2011) e no Rio (2007), quando liderou o quatro de medalhas da competição, a expectativa é que sejam conquistadas mais de 200 medalhas.

Porta-bandeira

A velocista mineira Terezinha Guilhermina, que disputa a classe T11 (cego total), será a porta-bandeira brasileira na cerimônia de abertura.

Tricampeã paralímpica, e considerada a principal estrela do atletismo brasileiro, Terezinha foi escolhida para carregar a bandeira no desfile durante reunião com membros da comissão técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A atleta, que disputará pela terceira vez o Parapan, acumula seis medalhas de ouro na competição, sendo bicampeã nas provas de 100m, 200m e 400m, no Rio, em 2007, e Guadalajara, em 2011.

Mesmo assim, ela diz ter ficado surpreendida e honrada com a missão. “Estamos em uma delegação de 440 pessoas com várias estrelas e me sinto especial por representar esse grupo, ainda mais em uma competição tão grande como esta. Recebi a notícia com muita alegria e gratidão. Em 14 anos de atletismo foi a primeira vez que fui convidada a ser a porta-bandeira e isso me emociona”, diz Terezinha.

Eficiência

A Vila que abrigou os atletas no Pan, em julho, já está totalmente adaptada às necessidades dos protagonistas do Parapan. O Comitê Organizador teve apenas 72 horas, ou seja, três dias, para tornar o local adequado ao padrão do segundo evento, estabelecido pela Comissão de Atletas Paralímpicos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por