(PETER PARKS)
A nova regra da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciada na última quinta-feira, proíbe as equipes de usarem o rádio para dar informações que favoreçam o piloto e ajudem no desempenho dos carros durante as corridas. A determinação passa a valer no GP deste fim de semana, em Cingapura, mas já gerou muitas dúvidas e especulações a respeito do que pode e não pode ser dito. Para esclarecer, a entidade enviou às escuderias uma lista detalhada do que é proibido e do que é permitido. Responder a perguntas diretas dos pilotos, como por exemplo “Estou usando o mapeamento de torque correto”?, não será permitido, assim como pedidos de informações sobre o carro, como os níveis de economia de energia. Informações sobre pressão e temperatura dos pneus e desgaste e aquecimento dos freios só passam a ser proibidas no dia 5 de outubro, na etapa do Japão, para que as equipes tenham tempo para se adaptar às mudanças. A Federação também vai punir mensagens que pareçam codificadas, assim como a utilização de placas nos boxes. Já avisos sobre bandeiras, safety car ou cuidados a serem tomados continuam sendo permitidos. Frases como "acelere" ou "aperte o ritmo" também poderão ser comunicadas aos pilotos, assim como aviso de pneus furados. O que é permitido: Conferir que o piloto ouviu uma mensagem Informar empo de volta ou de setor Informar tempo de volta de um concorrente Avisar a diferença para os adversários durante treinos e corridas Frases como “Acelere”, “Aperte o ritmo” ou mensagens similares Ajudar com tráfego durante treinos e corridas Informar a diferença entre os carros na classificação, bem como melhor posicionar o carro para uma volta limpa Avisar sobre pneu furado Falar escolha de pneu para o próximo pit stop Informar número de voltas que um concorrente fez com um jogo de pneus durante a corrida Informar escolha de pneus de um concorrente Informar sobre estratégia de corrida dos concorrentes Avisar sobre bandeiras amarelas, azuis, entrada do safety car ou outros cuidados a se tomar O que não é permitido: Detalhar tempo de setor de um concorrente e onde ele está mais lento ou rápido Ajudar no ajuste da configuração da unidade de potência Ajudar no ajuste da configuração do câmbio Ajudar no aprendizado de marchas do câmbio Informar o balanço do estado de carregamento das baterias ou ajuste de desempenho Informar sobre nível de combustível necessário a ser economizado Informar sobre temperatura e pressão dos pneus Informar sobre a configuração do diferencial Mapear a posição da embreagem para largada e pit stops Informar sobre mapas ou configurações de embreagem Informar sobre equilíbrio do freio ou configurações do “brake-by-wire” Avisar sobre desgaste e temperatura dos freios Seleção da configuração default do piloto (salvo em caso de um problema claramente identificado no carro) Responder a perguntas diretas do piloto, como por exemplo, “Estou usando o mapeamento de torque correto”? Passar mensagens que pareçam codificadas