O golfe, considerado um esporte elitista e burguês por Fidel Castro, foi praticamente banido de Cuba durante os anos 1960. Ironicamente, Antonio Castro Soto del Valle, um dos filho do líder revolucionário, é praticante da modalidade que ganha cada vez mais espaço na ilha na tentativa de alavancar o crescimento do turismo.

Antonio Castro é médico ortopedista e esteve no Brasil com a delegação cubana durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007. O filho de Fidel permanece ligado ao esporte e, atualmente, além de jogar golfe, é um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Beisebol.

O cubano participou da tentativa de recolocar o beisebol no programa dos Jogos e esteve em Buenos Aires durante o encontro promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no começo de setembro. A entidade sediada na Suíça, contudo, privilegiou a luta olímpica.

O golfe, por sua vez, tem presença garantida nos Jogos do Rio de Janeiro-2016. Os registros de uma partida entre Fidel Castro e Ernesto ‘Che’ Guevara, vestidos com trajes militares, estão entre as mais famosas imagens do fotógrafo Alberto Korda, autor do célebre retrato do guerrilheiro (e médico) argentino.Existem diferentes explicações para a inusitada incursão dos revolucionários pelo golfe, já que a data da partida é imprecisa. Há quem diga que o líder cubano quis caçoar do então presidente norte-americano Dwight Eisenhower, mas outros garantem que a exibição foi um gesto de simpatia pouco depois da Crise dos Mísseis, já na gestão de John Kennedy.

"Um dia, o presidente Eisenhower saiu na capa do New York Times depois de fazer um hole in one (acertou o buraco em uma tacada). Para tirar sarro, Fidel pediu ao Che para ensiná-lo a jogar. O Che jogou golfe durante sua infância na Argentina. O Fidel me pediu para fazer alguns retratos", explicou o fotógrafo, falecido em 2001, no livro "Cuba por Korda".

A brincadeira entre os dois amigos, altamente competitivos, virou uma disputa acirrada, vencida por Guevara, que já tinha algum conhecimento do esporte. O jornalista Lorenzo Fuentes, autor de uma reportagem sobre a derrota do líder cubano, teria deixado o país em seguida.Fato é que uma das providências de Castro após assumir o poder foi acabar com os campos de golfe, com exceção de um de nove buracos. Investindo em esportes considerados populares, como atletismo e boxe, ele fez com que a pequena ilha chegasse a rivalizar com as principais potências olímpicas.

Oficialmente afastado do poder desde 2008, quando empossou o irmão Raul como presidente, Fidel vê Cuba abrir mão de algumas de suas convicções durante os últimos anos. Atualmente, o turismo é a principal fonte de receita da frágil economia da ilha.

Na tentativa de atrair mais visitantes e eventos, Cuba, em associação com britânicos e chineses, promete construir resorts com campos de golfe nos próximos anos. A iniciativa é respaldada por Antonio Castro Soto del Valle, filho do homem que baniu a modalidade.