Gêmeos se preparam para disputar Mundial de Futebol de Areia defendendo Portugal

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
08/06/2015 às 07:52.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:23
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

No futebol é comum jogador brasileiro se naturalizar para defender outras seleção. No futebol de areia, a situação não é diferente. E uma história em particular, envolvendo atletas gêmeos, torna a situação ainda mais curiosa.

Nascidos no Rio de Janeiro, os irmãos Leonardo e Bernardo Martins estão prestes a realizar o sonho de todo jogador, de disputar uma Copa do Mundo. Mas os dois não irão atuar pelo Brasil, e sim pela seleção portuguesa, anfitriã do Mundial, que acontece de 9 a 19 de julho.

“Estamos muito felizes. Será a realização do sonho de todo menino. Nunca fizemos um planejamento para disputar um mundial de futebol de areia, já que as coisas simplesmente aconteceram. Mesmo naturalizados, queremos ajudar Portugal a ganhar esse Mundial em casa”, garante Leonardo.

Quem pensa que eles decidiram jogar pela seleção portuguesa porque não teriam chances no time brasileiro se engana. “Eu tinha sido convocado para a seleção brasileira uma vez, em 2012, e cheguei a disputar uma competição no Paraguai, onde fomos campeões. Depois parei de ser chamado. No ano passado surgiu o convite dos portugueses e aceitamos”, lembra Bernardo que não se arrepende da escolha.

“Foi uma decisão muito difícil de ser tomada e pensamos muito antes de aceitá-la. Hoje temos certeza que fizemos a escolha certa. Logo na nossa primeira convocação fomos muito bem recebidos e já estamos totalmente adaptados.”

Boa expectativa

Apesar de a convocação oficial ainda não ter saído, os dois confiam que vão estar na lista dos 12 atletas que disputarão a competição. “A seleção portuguesa tem dez jogadores que sempre são convocados. Além deles, nas últimas convocações, eu e o Bê fomos chamados em todas e o treinador disse que conta com a gente. Por isso confiamos em estar no grupo que vai ao Mundial”, diz Leonardo.

Antes do Mundial, os gêmeos terão um teste de fogo, pois o futebol de areia participa da Olimpíada Europeia, que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 12 a 28 deste mês. Portugal, Rússia e Itália são favoritas ao título. “Infelizmente estou machucado e não vou jogar a Olimpíada. Mas o Bê vai e acredito no ouro.”

Nascidos no Rio, atletas moraram em Belo Horizonte e jogaram por Olympico e Minas

Leonardo e Bernardo Martins vivem a expectativa de disputar a Copa do Mundo de Futebol de Areia. Mas a relação dos gêmeos com o esporte começou bem longe da praia. Ambos tiveram o primeiro contato com a bola aos 7 anos, na escolinha do Éder Aleixo, ex-craque do Atlético e da Seleção Brasileira, em Belo Horizonte. Mas foi no Olympico, tradicional clube de BH, do bairro da Serra, que ganharam destaque.

“Começamos na escolinha e o nosso treinador nos levou para o Olympico. Lá começamos a disputar campeonatos de futsal e não paramos mais”, lembra Bernardo. Depois, os dois atuaram pelo Minas antes de voltarem para o Rio, onde nasceram, já com 15 anos.

Na “Cidade Maravilhosa” os dois tentaram a sorte no futebol de campo, até que em 2009 surgiu a oportunidade de jogar fora do país. Para isso, eles tiveram de passar pela naturalização.

“O empresário conversou com nosso pai e decidimos jogar profissionalmente. Era nossa chance e, por sermos descendentes de portugueses, tiramos a dupla cidadania e fomos para a Espanha, onde jogamos por dois anos”, lembra Bernardo.

Mas a aventura durou pouco. Em 2012, os dois retornaram ao Brasil e migraram para o futebol de praia. “Começamos a treinar juntos no Vasco, mas por pouco tempo. O Flamengo nos viu em uma competição e chamou para a gente integrar a equipe que estava sendo montada para o Mundialito daquele ano. No ano seguinte fomos para a Rússia, o Bê no Rotor, e eu no Delta, clube que jogamos hoje. Foi aí que surgiu o convite para atuar pela seleção portuguesa”, comenta Leonardo.

No ano passado, os dois voltaram ao Brasil para disputar o Mundial de Clubes, só que em times separados. Bernardo pelo Botafogo e Leonardo no Flamengo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por