Minas tenta levantar a taça do Mineiro de basquete em Uberlândia

João Alberto Aguiar - Hoje em Dia
08/11/2013 às 08:30.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:00
 (Minas)

(Minas)

Só a vitória interessa ao Unitri/Magazine Luiza no segundo confronto das finais do Campeonato Mineiro de Basquete, nesta seta-feira (8), às 20h, no ginásio do UTC, em Uberlândia. Como superou o rival no primeiro jogo, em Belo Horizonte, ao fazer 78 a 74, o Minas entra em quadra por mais um resultado positivo para levantar a taça.

Se levar o troco, uma terceira e decisiva partida acontece amanhã, às 14h, também no Triângulo Mineiro. A vantagem do time local se deve à melhor campanha na fase de classificação.

Todos os participantes do Estadual deste ano subirão ao pódio. É que a competição reuniu apenas três equipes – a outra é o Ginástico –, além de dois convidados, que participaram da etapa classificatória para “engrossar o caldo”.

A fraca participação de clubes em competições adultas não é problema exclusivo do basquete mineiro. Na maioria dos estados, a situação é parecida. Atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição nacional, o Flamengo, por exemplo, teve só dois adversários no estadual carioca. Apenas São Paulo tem basquete forte. Dos 12 participantes do estadual, nove fazem parte do NBB 2013/2014, que começa no sábado (9).

Em Minas, o panorama atual não deve mudar em médio e longo prazos. “Nosso projeto é promover o intercâmbio com equipes de outros estados, aumentando o número de torneios e copas interestaduais. Quanto ao surgimento de novas equipes competitivas, os clubes dependem de investimentos, que não são baixos”, lamenta o presidente da Federação Mineira de Basquetebol (FMB), Álvaro Cotta.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por