Começaram nessa quarta-feira os treinos que antecedem as competições oficiais na Megarampa, evento radical que está se tornando tradicional no calendário brasileiro. Em 2012, a prova terá a sua quarta edição e será realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro (RJ), no sambódromo da cidade.

A pista de 27 metros de altura, o equivalente a um prédio de nove andares, e 100 metros de extensão, começou a ser montada na Praça da Apoteose cerca de 10 dias antes do início dos treinamentos, necessitando de quase 200 toneladas de material para a construção.

Duas provas serão disputadas na Megarampa: no sábado, utilizam a estrutura radical os competidores de Bike BMX e, no domingo, é a vez dos skatistas lutarem pelo título da competição.

No skate, a hegemonia é brasileira, já que Bob Burnquist foi o vencedor das três primeiras edições do evento e tentará defender os títulos em terras fluminenses, contra adversários brasileiros e estrangeiros, como Mitchie Brusco, Noland Munroe, Adam Taylor, Elliot Sloan, Jake Brown, Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Rony Gomes e Ítalo Penarrubia.

O Brasil tem menos tradição no BMX, mas também defende o título da pista, conquistado em 2011 pelo estreante Douglas Leite, o Douguete, que volta à competição neste ano, mais experiente, mas também com a concorrência dos principais nomes do esporte no mundo: Steve McCann, Vince Byron, Colton Satterfield, Morgan Wade, Anthony Napolitan, Kevin Robinson e Chad Kagy.