Torneio de tênis reúne cadeirantes em Belo Horizonte

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
31/07/2014 às 09:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:35
 (Felippe Drummond Neto)

(Felippe Drummond Neto)

Palco de grandes torneios internacionais de tênis, Belo Horizonte sedia, desta quinta-feira (31) até domingo (3), a segunda Butija Wheelchair Tennis Cup. A competição, disputada apenas por cadeirantes, acontece todos os dias, a partir das 9 horas, com entrada gratuita, nas quadras da Associação Esportiva Ermelinda Vital (AESEV), que fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 7030, na região da Pampulha.

Dividido em quatro categorias, o torneio reunirá mais de 60 participantes de países da América do Sul e Europa. As categorias são Open Masculino, Open Feminino, Juniores e a inédita Quad, que é destinada apenas para tetraplégicos.

Idealizador do torneio, o técnico da seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas, Léo Butija, explica que o mais importante no torneio é dar oportunidade para os atletas disputarem uma competição em casa.
“O torneio é uma tentativa de viabilizar uma competição de alto nível para os atletas disputarem por aqui, sem precisar viajar para o exterior”, explica o treinador.

Para ele, apesar da presença estrangeira, os grandes favoritos para os títulos são os atletas do país. “Teremos alguns bons nomes da Argentina, mas acho que os favoritos para o título tanto do masculino quanto do feminino são os brasileiros”, conclui Léo.

Favoritos

Os grandes que estarão em quadra são os mineiros Rafael Medeiros, número 1 no ranking brasileiro, e Daniel Rodrigues, quarto da lista. Também brigam na parte de cima o paulista Mauricio Pommé e o candango Carlos Santos Jordan, também integrantes do top 5 nacional do tênis de cadeira de rodas e que estão entre os 50 melhores do mundo.

Vice-campeão no ano passado, Rafael quer o título para somar alguns pontos e subir ainda mais no ranking da ITF. “Atualmente, sou o 46º do mundo mas, a partir de agora, meu ano começa de verdade. Quero melhorar a posição para garantir vaga no ParaPan do ano que vem”, define o tenista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por