Tradicional torneio de Wimbledon terá duelos de campeões

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
29/06/2015 às 07:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:40

Nenhum torneio do circuito carrega tanta tradição como o Grand Slam de Wimbledon, que começa a ser disputado nesta segunda-feira (29), na grama sagrada do All England Club, em Londres. Para apimentar ainda mais a disputa deste ano, dos cinco favoritos para ficar com o título, quatro tiveram a honra de levantar o cobiçado troféu.

A exceção é o suíço Stanislas Wawrinka, que apesar de nunca ter sequer alcançado a semifinal do torneio, chega amparado pela recente e inédita conquista em Roland Garros. O sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, o escocês Andy Murray e o suíço Roger Federer já tiveram a honraria de vencer em Wimbledon e pretendem repetir a dose.

Atual campeão, Djokovic irá estrear contra o alemão Philipp Kohlschreiber, 33º do ranking. Caso confirme seu favoritismo, deve cruzar com Wawrinka nas quartas de final. O suíço enfrenta o português João Sousa.

Já Federer entra na competição com o objetivo de levantar o caneco pela oitava vez em Londres e se tornar, isoladamente, o maior campeão da história de Wimbledon. Com sete títulos, ele é recordista ao lado do norte-americano Pete Sampras – hoje com 43 anos –, e estreia diante do bósnio Damir Dzumhur, 87º colocado.

Duas vezes campeão do Grand Slam britânico, Rafael Nadal terá pela frente na primeira partida o paulista Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil e 41º do mundo. Por fim, o escocês Andy Murray (campeão de 2013), larga contra o cazaque Mikhail Kukushkin.

Duplas

Este ano a chave de duplas de Wimbledon terá seis brasileiros na disputa. Campeões de Roland Garros, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig não escondem que, apesar do título no saibro parisiense, têm como objetivo da temporada vencer em Londres. Cabeças de chave 2, eles estreiam contra os argentinos Leonardo Mayer e Diego Schwartzman.

Já Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, cabeças de chave 8, estreiam contra os espanhóis Pablo Carreno e Daniel Gimeno.

Além deles, o também mineiro André Sá formará dupla com o australiano Chris Guccione. João Souza, o Feijão, atuará ao lado do dominicano Victor Estrella. Bellucci jogará com o argentino Guillermo Duran, e o gaúcho Marcelo Demoliner com o neozelandês Marcus Daniell.

Mulheres

Entre as mulheres, a representante brasileira em Wimbledon será a pernambucana Teliana Pereira, que encara na estreia a italiana Camila Giorgi, 32ª da WTA. Já as sempre favoritas Serena Williams e Maria Sharapova estão do mesmo lado da chave e podem se enfrentar nas semifinais. Serena começa sua campanha contra a russa Margarita Gasparyan, enquanto Sharapova joga com a britânica Johanna Konta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por