Cruzeiro e Atlético figuram entre as equipes com mais reforços de destaque no Brasil em 2025
Estudo aponta quatro atletas dos dois clubes mineiros entre as dez melhores contratações da temporada, considerando desempenho e tempo de jogo

O Cruzeiro e o Atlético estão entre os clubes que mais se destacaram no mercado de transferências de 2025. De acordo com levantamento do Bolavip Brasil, quatro jogadores das equipes mineiras figuram entre as dez melhores contratações da temporada no futebol brasileiro. O estudo, baseado em desempenho e minutagem, colocou o zagueiro Juan Freytes, do Fluminense, no topo da lista.
A pesquisa avaliou 225 jogadores contratados pelos 20 clubes da Série A na janela de janeiro, considerando minutos em campo, média de pontos por jogo e notas de atuação do site Sofascore até 8 de agosto. A fórmula utilizada multiplicou os minutos jogados pela média de pontos e pela nota de avaliação para ranquear os atletas.
Contratado no início do ano, Freytes atuou em 72% dos minutos do Fluminense em 2025, somando 3.195 minutos em campo. O defensor argentino registrou média de 1,83 ponto por partida e nota de 7,01, segundo os dados analisados. “Juan Freytes foi o grande achado da temporada”, destacou o levantamento.
O Bahia também teve reforços bem avaliados: Erick Pulga, com a segunda melhor média de atuações entre os dez primeiros (7,33), e Santiago Ramos, ocupam a terceira e a quarta posições do ranking. O líder nesse quesito é Tomás Cuello, do Atlético, com nota média de 7,38.
O Atlético é o clube com mais atletas no top 10, com Natanael, Cuello e Rony, que aparecem nas sexta, oitava e nona colocações, respectivamente. Pelo Cruzeiro, Fabrício Bruno figura em quinto lugar, com 35 mil pontos acumulados na metodologia do estudo.
Os dez melhores reforços do futebol brasileiro em 2025:
- 1 - Freytes (Fluminense) - 41 mil pontos
- 2 - Facundo Torres (Palmeiras) - 39 mil pontos
- 3 - Erick Pulga (Bahia) - 38,9 mil pontos
- 4 - Santiago Ramos (Bahia) - 38,6 mil pontos
- 5 - Fabrício Bruno (Cruzeiro) - 35 mil pontos
- 6 - Natanael (Atlético) - 33 mil pontos
- 7 - Emiliano Martínez (Palmeiras) - 32,4 mil pontos
- 8 - Tomás Cuello (Atlético) - 32,4 mil pontos
- 9 - Rony (Atlético) - 31 mil pontos
- 10 - Enzo Díaz (São Paulo) - 30 mil pontos
Leia mais