consumo de bebidas

Cruzeiro e Atlético figuram entre destaques de engajamento da SAB

Sociedade Anônima Brahma movimenta R$ 3 milhões em três meses com apoio de torcedores

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/09/2025 às 14:59.Atualizado em 22/09/2025 às 15:04.
Cruzeiro e Atlético estão entre os líderes do consumo de cerveja e apoio às equipes (Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro)
Cruzeiro e Atlético estão entre os líderes do consumo de cerveja e apoio às equipes (Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro)

Em três meses de funcionamento, a Sociedade Anônima Brahma (SAB) arrecadou mais de R$ 3 milhões com a participação de mais de 246 mil torcedores. A iniciativa, que permite que consumidores destinem parte do valor das compras de produtos da marca para seus clubes, já reúne os principais times do país. Enquanto o Flamengo lidera em arrecadação, o Botafogo aparece na frente quando o critério é engajamento.

O balanço divulgado aponta que a adesão dos torcedores ocorre em todas as regiões do Brasil. Clubes como Cruzeiro, Atlético, São Paulo, Corinthians, Vasco e Grêmio, além de rivais tradicionais como Internacional, figuram entre os mais beneficiados. A rivalidade histórica das arquibancadas também se reflete na disputa dentro da SAB.

Criada pela Brahma, a plataforma funciona a partir das compras realizadas no aplicativo Zé Delivery. Em cada transação, o consumidor pode indicar o time de sua escolha, destinando de 10% a 20% do valor para o clube. A cota máxima é alcançada com a Brahma 0,0%, associada ao incentivo ao consumo responsável.

“O torcedor entendeu rapidamente que há uma nova opção para demonstrar o seu amor ao clube e ainda ser o protagonista de mais um grande momento do futebol brasileiro”, afirmou Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma. Ele acrescenta que 75% dos brasileiros acompanham futebol, segundo pesquisa da Opinion Box, e que a iniciativa “mostra um enorme potencial para ampliar ainda mais esse apoio aos clubes”.

Além do volume arrecadado, o estudo também apresentou o ranking de engajamento, calculado pelo valor médio investido por torcedor. Nesse levantamento, o Botafogo ocupa a primeira posição, seguido por Cruzeiro, Guarani, Atlético e Fortaleza. A diferença em relação ao ranking de arrecadação demonstra que o comportamento da torcida é decisivo para o resultado de cada clube na plataforma.

Segundo a empresa, a SAB busca consolidar uma nova forma de financiamento para o futebol, aliando o consumo cotidiano de cerveja ao investimento direto em projetos dos clubes. O modelo, iniciado com 246 mil torcedores, ainda pode alcançar um público maior diante do potencial estimado de 75% de brasileiros que se declaram fãs da modalidade.

  1. Flamengo - R$ 948.458,84
  2. Corinthians - R$ 382.386,61
  3. Cruzeiro - R$ 310.830,91
  4. Vasco - R$ 259.290,30
  5. São Paulo - R$ 248.245,96
  6. Atlético - R$ 233.325,60
  7. Botafogo - R$ 141.122,05
  8. Fluminense - R$ 110.154,99
  9. Grêmio - R$ 98.167,54
  10. Internacional - R$ 81.955,99
  11. Santos - R$ 71.816,97
  12. Ceará - R$ 34.210,23
  13. Fortaleza - R$ 32.471,85
  14. Vitória - R$ 27.517,95
  15. Coritiba - R$ 22.830,85

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por