exigências do futebol

Infraestrutura do Mundial de Clubes será utilizada na Copa do Mundo de 2026

Arenas que receberão jogos do torneio de clubes passam por adaptações estruturais e tecnológicas para atender às exigências da FIFA

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/06/2025 às 20:08.
Infraestrutura do mundial de Clubes será usado na copa do mundo de 2026 (Reprodução: x da Copa do Mundo)
Infraestrutura do mundial de Clubes será usado na copa do mundo de 2026 (Reprodução: x da Copa do Mundo)

Parte dos locais utilizados no Mundial de Clubes de 2025 será reaproveitada na Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México. O MetLife Stadium, localizado em Nova Jersey, já foi confirmado como sede da final do Mundial. Além dele, arenas como o Rose Bowl, na Califórnia, e o Lumen Field, em Seattle, também estão previstas para receber partidas da competição entre seleções.

A FIFA informou que esses locais estão passando por mudanças para se adequarem às exigências do futebol, como a substituição de gramados sintéticos por naturais. A entidade também definiu um plano de logística que concentra as seleções em determinadas regiões geográficas — leste, oeste ou centro — durante a fase de grupos, com o objetivo de reduzir os deslocamentos entre as cidades-sede.

Com foco na preparação para grandes eventos, os espaços contam com sistemas tecnológicos avançados. O Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, por exemplo, possui teto retrátil e um sistema de iluminação projetado para criar efeitos visuais durante os jogos. Já o Hard Rock Stadium, em Miami, investiu em conectividade 5G, permitindo que o público tenha acesso a replays e conteúdos digitais em tempo real.

Entre os recursos implementados, destacam-se também as telas de alta definição instaladas em arenas como o MetLife e o Hard Rock Stadium, além da conectividade 5G disponível em locais como o Lumen Field e o Lincoln Financial Field. Alguns espaços ainda contam com sistemas de segurança baseados em reconhecimento facial.

A utilização dessas arenas no Mundial de Clubes de 2025 serve como um teste para as estruturas que estarão em operação no evento de 2026, permitindo que sejam feitas análises e ajustes antes da competição de maior porte.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por