O planejamento do Cruzeiro para 2018 ganhou um reforço. O técnico Mano Menezes aceitou a proposta de renovação feita pela nova diretoria do clube e permanecerá para comandar a Raposa na Libertadores do ano que vem. O novo vínculo terá duração de dois anos, ou seja, válido até o fim de 2019. O time celeste venceu a concorrência com o Palmeiras, que estava no encalço do treinador.
As idas de Mano Menezes a São Paulo recentemente não foram para negociar com o Palmeiras, mas para tratamentos médicos no couro cabeludo. O clube paulista fez sim oferta ao treinador, e o valor oferecido foi tentador: R$ 1 milhão de salário mais luvas por um contrato com a equipe alviverde. No entanto, a nova diretoria cruzeirense conseguiu convencer Mano a permanecer usando uma "tática de guerrilha". O salário dele em Minas Gerais será de R$ 700 mil mensais.
Um dos membros da nova cúpula celeste, segundo apurou o Hoje em Dia, questionou Mano Menezes sobre a pressão que vive o Palmeiras, que busca títulos importantes a qualquer custo. Segundo informações repassadas à reportagem, esse membro da diretoria do Cruzeiro chegou a dizer que o time alviverde "frita" seus treinadores. Tanto é que em um ano a equipe, que investiu milhões em contratações, deve ficar sem troféu e está no terceiro treinador (Eduardo Baptista, Cuca e agora Alberto Valentim).
Ainda de acordo com informações de fontes próximas a um membro estratégico da diretoria, Mano foi interpelado sobre posição por posição dos dois times.
"Quem você prefere, o Fábio ou o Fernando Prass? O Lucas Romero, o Hudson, Henrique, o Thiago Neves ou qualquer meio-campo do Palmeiras. Nosso time", disse.
As dúvidas de Mano Menezes quanto à renovação contratual passavam por detalhes como: poder financeiro do Cruzeiro para os próximos anos e contratação de jogadores que chegassem para assumir um lugar no time titular.
As conversas com a diretoria fizeram o treinador sentir firmeza no planejamento e isso foi um dos diferenciais para que Mano acenasse com o sim.
Alguns nomes já são estudados tendo como base algumas deficiências vistas neste ano. O Cruzeiro busca acordo com o polivalente Bruno Silva, meio-campista moderno que se destaca nesta temporada pelo Botafogo, e o lateral-direito Rafinha, que está no Bayern de Munique-ALE, mas que tem sido oferecido a alguns clubes brasileiros.