Maratona de Chicago veta inscrição de Lance Armstrong

AE-AP
08/09/2012 às 15:18.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:06

Suspenso de forma definitiva das competições após ter sido punido pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês), o norte-americano Lance Armstrong não poderá correr a Maratona de Chicago. Os organizadores da prova, marcada para o dia 7 de outubro, informaram na última sexta-feira (7) que ainda não haviam recebido o pedido oficial de inscrição do ex-ciclista, mas já adiantaram que não irão aceitá-lo caso ele ocorra.

O astro do ciclismo pretendia estar presente no evento ao lado da equipe Livestrong, que representa a organização beneficente que luta contra o câncer e tem como finalidade arrecadar fundos para causa da Fundação Lance Armstrong.

A decisão da organização da Maratona de Chicago de não permitir a inscrição de Lance Armstrong foi visto pelos diretores da fundação do ex-ciclista como "frustrante e lamentável" e eles dizem que a mesma poderá prejudicar os esforços do grupo para angariar fundos.

A Maratona de Chicago é realizada sob a chancela da Federação de Atletismo dos Estados Unidos, a USA Track and Field, e a punição aplicada a Armstrong não permite a sua participação em qualquer evento organizado, autorizado ou aprovado pelas entidades que seguem as regras da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). O Ironman da França já havia proibido a participação do ex-ciclista no evento por razões similares.

No mês passado, a Usada informou que Armstrong perderá os seus sete títulos da Volta da França, a maior tradicional prova do ciclismo mundial, após o ex-ciclista desistir de tentar lutar contra as acusações de uso de doping feitas contra ele há mais de uma década. Para a entidade, a atitude do astro da modalidade foi vista como uma confissão de culpa, mas ele sempre alegou ser inocente. A entidade que combate o doping nos Estados Unidos ainda determinou que todos os resultados obtidos por Armstrong a partir do dia 1.º de agosto de 1998 sejam anulados.

Considerado uma lenda do seu esporte, o norte-americano ganhou a Volta da França de forma seguida entre 1999 e 2005, um recorde. Além disso, foi medalhista de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000, e teve uma série de outros títulos em sua carreira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por