A Mercedes pretende fazer na próxima semana os primeiros testes nos carros para deixar os motores da Fórmula 1 mais barulhentos. Segundo o site britânico Autosport, a equipe alemã vai mexer no sistema de exaustão com o intuito de minimizar a reclamação dos fãs de F1 com as novas unidades de potência de 2014, que têm um barulho mais abafado do que no ano passado.

A equipe já realizou testes em sua fábrica e teve resultados animadores, além de já conduzir pesquisas sobre como amplificar o barulho com um mecanismo parecido com megafone. A questão tem recebido a atenção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e também de outras escuderias, que em reuniões, concordaram que o momento ideal para se testar a novidade será na próxima semana, nos dois dias de testes em Barcelona, mesmo local da corrida deste domingo.

Os resultados serão avaliados pela FIA e existe a chance das mudanças serem implantadas ainda nesta temporada. A possibilidade de mexer apenas no sistema de exaustão é a medida mais fácil para aumentar o barulho, pois não obriga as equipes a mexerem no desenho dos motores e nem dos carros.

A inclusão de motores turbo V6 nesta temporada mudou o som do carros, característica marcante da categoria. Fãs criticaram o novo som dos carros, enquanto pilotos e chefes de equipe afirmaram que a mudança deixaria de ser notada conforme o público se acostumaria com a novidade.