Minas e Praia Clube fazem briga direta pelo título do Campeonato Sul-Americano

Alexandre Simões
18/02/2019 às 19:30.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:36
 (Orlando Bento/MTC)

(Orlando Bento/MTC)

Nas duas primeiras colocações da Superliga feminina de vôlei, posições que dificilmente serão perdidas, Minas e Praia Clube, líder e vice-líder, deixam a competição nacional de lado esta semana e travam a partir de hoje, na Arena JK, mais um duelo, agora valendo o Campeonato Sul-Americano.

Com cinco participantes, pois além das duas equipes brasileiras há ainda Boca Juniors e San Lorenzo, ambos da Argentina, e Club Olympic, da Bolívia, o Sul-Americano feminino de vôlei vive quase 25 anos de hegemonia do Brasil.

A última conquista de uma equipe que não é brasileira foi do Deportivo Sipesa, do Peru, em 1995, numa competição que teve Medellín, na Colômbia, como sede.

Desde então foram disputadas 15 edições e todas elas foram conquistadas por clubes brasileiros.

E nessa briga brasileira no Campeonato Sul-Americano feminino de vôlei, o Minas joga esta edição para subir no ranking de maiores campeões e o Praia Clube para passar a fazer parte dele.

Tetra

Atual campeão sul-americano feminino, pois ganhou a edição de 2018 numa final contra o Rio de Janeiro, numa competição que também foi jogada em seu ginásio, o Minas venceu a competição também em 1999, em Cochabamba, na Bolívia, e 2000, em Joinville.

A lista das equipes brasileiras com mais conquistas tem no topo o Fluminense, com seis taças. Em seguida, aparecem Osasco e Rio de Janeiro, com quatro, cada. É essa dupla que o Minas tem a chance de igualar este ano.

Para o Praia Clube, atual campeão da Superliga feminina, o Campeonato Sul-Americano é ainda uma conquista inédita. O mais próximo que o clube chegou foi ao vice-campeonato, em 2017, quando perdeu o título jogando em casa, em Uberlândia, para o Rio de Janeiro.

Histórico

Programada para o dia 23, na última rodada, a partida entre Minas e Praia Clube dificilmente deixará de ser a final do Sul-Americano, embora a competição seja disputada no sistema de pontos corridos.

Isso acontecendo, será o terceiro título decidido pelos dois clubes num período curto de tempo. E o placar até agora é de 2 a 0 para o Minas, que venceu o Campeonato Mineiro, em novembro do ano passado, e a Copa Brasil, no início deste mês.

Quem vencer o Campeonato Sul-Americano garante vaga no Mundial feminino, que será em dezembro, na China. O Minas é o atual vice-campeão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por