Minas inicia a disputa pelo título do Sul-Americano de Vôlei

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
Publicado em 08/05/2013 às 08:16.Atualizado em 21/11/2021 às 03:29.
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)
(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Finalmente chegou o dia do saque inicial do Sul-Americano de Clubes, que dará ao campeão uma vaga no Mundial. O Vivo/Minas, anfitrião da competição, inicia a luta pelo título nesta quarta-feira, às 20h30, na Arena JK, diante dos peruanos do Club Perless.

Outras duas partidas também acontecem nesta quarta no ginásio da rua da Bahia. A partir das 15h, a bola sobe para o primeiro duelo do torneio, entre Club Buenos Aires Unidos e Vikingos de Miranda. Na sequência, às 18h, o RJX enfrenta o Carmelo Rowing Club, do Uruguai.

Apesar da importância, o torneio será um verdadeiro teste de superação para as equipes que encerraram a temporada 2012/2013. Especialmente os dois clubes brasileiros, que, após mais de 40 semanas de trabalho árduo, chegam à competição com a obrigação de vencer, principalmente, o cansaço acumulado.

“Preferiria uma outra data para o Sul-Americano. Chegamos à 46ª semana de trabalho, além de ser um momento de muita movimentação do mercado, o que atrapalha a concentração dos jogadores. Os organizadores tinham de ter pensado nisso e ter colocado o torneio em uma data melhor. Mas, independentemente disso, temos de ir em busca do nosso objetivo, que é chegar à final”, lamenta o técnico Horacio Dileo, do Minas.

Desgaste

No RJX, a principal preocupação é sobre como a equipe vai se comportar no torneio. “Decidimos a Superliga há somente 23 dias e tivemos que interromper o trabalho por uma semana para dar folga ao atletas. Depois, dosei meus jogadores ao máximo para que eles não sentissem o desgaste”, comenta técnico Marcelo Fronckowiak.

Já o experiente ponteiro Dante quer aproveitar a sequência de jogos da primeira fase para chegar bem ao mata-mata. “Apesar do cansaço, a competição é de tiro curto. Serão apenas cinco dias e espero que nos comportemos bem. Em torneios assim, é importante todos conseguirem atingir o seu melhor nível muito rápido. Pelo menos, a sequência de jogos vai nos ajudar, uma vez que a cada partida aumentará um pouco a dificuldade”, analisa o jogador. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por