Os crossfiteiros de plantão devem anotar na agenda o próximo torneio que desembarcará em Belo Horizonte: o Bope Games. O nome da competição já indica que o evento homenageará o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. O torneio, que espera reunir atletas profissionais e amadores de todo o Brasil, será realizado na Esplanada do Mineirão, no primeiro fim de semana de agosto.

Além do crossfit, outras modalidades esportivas e atrações culturais vão fazer parte do Bope Game para divertir não só os atletas, mas toda a população. Aulões de spinning e zumba, treinamento funcional, e palestras e workshops com autoridades do esporte estão confirmados no evento. Haverá, também, festival de música para agitar o público e espaços destinados às crianças e pets. 

Os interessados em participar da competição devem correr. Das 915 vagas disponibilizadas, metade já foi preenchida em apenas quatro dias. Os crossfiteiros de todos os lugares do país podem inscrever-se no torneio nas modalidades de dupla ou trio, masculino ou feminino, em quatro categorias diferentes. 

As academias de crossfit, popularmente conhecidas como box, também podem inscrever os alunos e instrutores. Aquela que tiver o maior número de inscritos receberá uma premiação especial. 

Claro que os agentes das forças de segurança de todas as áreas, como policiais militares, civis e federais, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais de todo o Brasil, também podem participar do torneio. A classe terá desconto de 10% no valor da inscrição.

Para Fabrício Assunção, organizador do Bope Games, o evento chega para trazer um novo conceito do esporte para a população. “É uma ação inovadora. Vamos fazer um cronograma com 12 horas de atividades em cada dia para atingir, além do público-alvo do evento, toda a comunidade, levando vivência e experiência".

Como surgiu

O crossfit está em alta no Brasil e atrai cada vez mais adeptos. São mais de mil boxes espalhados em todos os estados, ultrapassando 200 mil praticantes no país. A modalidade esportiva é também a que mais cresce no mundo, com mais de 12,1 mil boxes contabilizados. Para quem não conhece, o crossfit é um esporte executado em alta intensidade, com movimentos funcionais e de força. A ideia é desenvolver o condicionamento físico geral, sem forçar uma determinada habilidade.

Criado na Califórnia (EUA) na década de 1990, o crossfit foi desenvolvido pelo ex-ginasta e treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz, Greg Glassman, para aprimorar a capacidade física dos policiais que ele treinava.

Serviço

Bope Games
Dias: 4 e 5 de agosto
Horário: das 8h às 20h
Local: Esplanda Sul do Estádio Mineirão (avenida Coronel Oscar Paschoal,no bairro São José, região da Pampulha, em BH)
Valor: R$ 200 por atleta e R$ 20 para visitantes
Inscrições: https://inscricoes.wodengage.games/eventos/bope-games ou http://www.bopegames.com.br
Parceiros: Emive, Fokus Fit, Midway labs – Suplementos, Activ Energy Drink e Cervejaria Backer