Mineirão terá sinalização inovadora para facilitar deslocamento do torcedor

Do Portal HD
06/12/2012 às 20:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:09
 (BCMF/ Arquitetura)

(BCMF/ Arquitetura)

Os arquitetos do Mineirão prometem uma novidade visual para agradar o público que frequentará o estádio. Conforme divulgado nesta quinta-feira (6), o Gigante da Pampulha receberá uma nova sinalização para idenfiticação de suas dependências. Agora, para o torcedor procurar seu setor no estádio, bastará apenas seguir uma das quatro cores bem vibrantes: laranja, vermelho, amarelo e roxo, cada uma representará uma região do estádio. Toda área de 200 mil m² foi contemplada, incluindo os acessos que conectam as vias de transporte público e privado, bem como os acessos a todos os espaços que surgiram com a renovação, como as lojas, restaurantes, área para shows, estacionamentos e o museu brasileiro do futebol.

“O ponto de partida do projeto foi o entendimento detalhado sobre o fluxo de multidões e os acessos externos e internos ao Estádio. Foi preciso organizar a entrada e saída de diversos públicos: espectadores, imprensa, hospitalidade, atletas, equipe técnica, portadores de necessidades especiais, dentre outros”, conta Mariana Hardy, diretora criativa da agência contratada para o serviço, Hardy Design.

As sócias Mariana Hardy e Cynthia Massote enfrentaram o desafio de projetar um sistema de identificação universal. “Orientamos a equipe de criação a eleger cores que criassem uma composição interessante com o concreto, além disso exigimos modelos de fácil manutenção e materiais duráveis.”, explica Severiano Braga- gerente de operações da Minas Arena, empresa responsável pela obra e pela administração do Mineirão nos próximos 25 anos.

Sistema integrado ao ambiente

O sistema de sinalização é composto por 125 diferentes tipologias de placas, entre tótens, placas suspensas, de parede, bandeiras, pinturas, letras recortadas e adesivos, e um total de 8.139 unidades. As placas foram categorizadas por hierarquia e uso. Os acessos norte e sul são indicados por tótens de 12 metros de altura e os portões de entrada são identificados com grandes letras coloridas recortadas em aço e tótens que se localizam em frente às catracas. Em vários pontos, a própria arquitetura foi usada como suporte para informação.

Outro ponto de integração é a linguagem esportiva adotada. Além das cores, a marcação do campo de futebol serviu de inspiração para o uso de linhas em todo o projeto. 

“A nova sinalização traz praticidade e alegria com suas cores fortes ao nosso templo do futebol. Como em tudo no novo Mineirão, os torcedores perceberão que estamos adotando o que há de mais moderno e inovador no mundo do esporte e entretenimento, e nesse caso,  além da beleza estética, os visitantes se sentirão em casa rapidamente, sabendo se orientar de forma simples e ágil”, afirma Tiago Lacerda,  secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por