Mineira supera problema de saúde e participa de disputa em Tiradentes

Hoje em Dia
26/09/2015 às 09:33.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:52

As ruas e praças de Tiradentes estarão cheias neste fim de semana. A partir deste sábado (26), a cidade recebe a nona etapa do maior festival de esportes outdoor do planeta, o XTERRA. Entre os cinco mil atletas de mais de 200 cidades do país – das quais mais de 110 são mineiras –, estará a belo-horizontina Maria Augusta Serra, de 34 anos.

Apaixonada pelas pedaladas, Maria reviverá o clima de competição após um longo período de inatividade. Em março do ano passado, ela retirou um mioma de sete centímetros no útero e só agora sentiu-se apta ao retorno.

Formada em processamento de dados, a atleta ficou em segundo lugar no XTERRA de 2012, na categoria Sub-35. Animada com o retorno, ela resolveu ir além, e, ao invés de competir apenas no Mountain Bike, inscreveu-se no Duathlon (bicicleta e corrida).

“Me preparei bastante. Corro cerca de 11 quilômetros e pedalo mais 50 (Km) na terra”, conta Augusta.
Na etapa mineira, o festival utilizará um dos trajetos históricos da época do Brasil Colônia, quando era utilizado para transportar ouro e diamantes, além de outras riquezas do país.

Neste ano, o XTERRA já passou por cinco cidades: Mangaratiba e Paraty, no Rio de Janeiro; Ilhabela, em São Paulo; Ouro Preto, em Minas Gerais; e Brasília, no Distrito Federal.

Na manhã deste sábado (26), Maria Augusta e os demais competidores do Duathlon correm três quilômetros, pedalam 32 (km) e têm mais nove (km) de corrida.

Ao anoitecer, outros milhares de corredores participam da Night Run. As corridas de sete e 21 quilômetros começam às 19h. Nelas, os atletas têm a experiência de correr usando uma lanterna na cabeça, superando diversos obstáculos naturais.

Neste domingo (27), será a vez dos mountain bikers participarem do MTB Cup, que terá 41 quilômetros de distância O principal desafio dos competidores é não se acidentar nas descidas do percurso.

Competição mirim

Uma outra modalidade do XTERRA, a Kids Mini Corrida, fará parte do evento em Tiradentes. Com a participação de crianças de um a 13 anos, a prova tem o intuito de oferecer entretenimento, e, principalmente, a integração entre os pequenos.

Mulheres usam bicicleta como meio de transporte e hobby

Além de competir, Maria Augusta usa a bicicleta para outra finalidade. Ela e mais quatro amigas decidiram incentivar outras mulheres a usarem a bike para fins de lazer, cidadania e saúde. Para tal, elas criaram em 2010 o grupo de passeio “Pedal de Salto Alto”, que hoje conta com centenas de integrantes.

Além de percorrerem cerca de seis quilômetros pelas ruas de Belo Horizonte, nos finais de semana, as meninas circulam também por cidades do interior. “A nossa intenção é mostrar para as mulheres que é possível pedalar com segurança e dividir espaço com veículos e pedestres”, explica Maria Augusta.

Outra paixão da mineira é a ciclo-viagem. Para se ter ideia, em 21 dias, ela percorreu os mais de 1000 quilômetros da Estrada Real, que ligam Diamantina, região central de Minas Gerais, a Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

“Quando viajo de bike, vejo o mundo de um outro jeito”, comenta Maria Augusta, empolgada. (H.A.)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por