Mineiro que brilha nas pistas de verdade faz bonito também nos games e é campeão mundial

Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/11/2018 às 21:22.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:55
 (Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

Ele é figurinha repetida neste espaço e com todo o merecimento. Igor Fraga é um dos pilotos mineiros que vêm fazendo bonito no automobilismo – depois do título brasileiro de Fórmula 3 (Classe B) em 2017, terminou a F-2000 norte-americana, parte da trajetória para a F-Indy, em quarto lugar.

Mas Igor Fraga não se limita às pistas de verdade, em busca do sonho de se tornar profissional numa categoria de ponta. Nascido em Kanazawa, no Japão, filho de ipatinguenses e brasileiríssimo, ele se transformou em um dos principais nomes das disputas virtuais. No ano passado, se classificou para a final do Mundial de F-1 (com o game F-1 2017) no fim de semana do GP de Abu Dhabi, diante dos olhares do circo ‘de verdade’.

No último domingo, fez ainda melhor, sagrando-se campeão mundial no GTC Nations Cup, competição disputada com o console Playstation e o game Gran Turismo, e promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O palco foi nada menos do que o principado de Mônaco, e com direito a um espectador de luxo: o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que fez questão de parabenizar o mineiro nas redes sociais.

Igor, que é piloto da Williams (sim, a equipe que já foi de Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Bruno Senna e Felipe Massa) para os eSports, garantiu a vaga para a grande decisão vencendo a seletiva das Américas, em Las Vegas.

Estratégia
Na disputa decisiva, o circuito escolhido foi o lendário traçado longo de Le Mans (palco das 24h). Igor apostou na estratégia e, se os principais rivais Cody Latkowski, Mikhail Hizal e Tomoaki Yamanaka escolheram largar com 0s pneus mais macios, o mineiro preferiu o composto mais duro. Em sua segunda parada, com a borracha mais macia, ele atacou para tomar a segunda posição na penúltima volta, que já lhe daria o título (havia vencido a primeira das quatro provas decisivos e somado um quarto e um 10º lugares). Na volta final, superou o alemão Hizal para confirmar a conquista em grande estilo.

“É até difícil acreditar. A última corrida foi a melhor da minha vida. Não foi fácil, porque eu dependia dos resultados de outros pilotos, mas consegui”, destacou o campeão, que agradeceu a torcida e fez o Hino Nacional soar mais uma vez em Montecarlo. Nas pistas de verdade, Igor trabalha para disputar pelo segundo ano a F-2000 nos EUA.

Leia mais sobre automobilismo e motociclismo no site Racemotor (https://www.racemotor.com.br)

RÁPIDAS

BALANÇO POSITIVO PARA OS MINEIROS
NA 32ª EDIÇÃO DA CASCAVEL DE OURO

A vitória ficou com um trio da casa – Edgar Favarin, o filho Israel e David Muffato, mas os mineiros mostraram serviço na disputa da 32ª Cascavel de Ouro, principal prova do automobilismo brasileiro na categoria Turismo 1.600cc. Os irmãos Wanderson e Leandro Freitas concluíram as três horas de disputa na sexta posição com o VW Gol da equipe Stumpf Preparações. Wilton Pena, além de um dos mais rápidos da pista, também chegou a andar entre os cinco primeiros e recebeu a bandeirada em 24º dividindo a pilotagem do VW Gol da Pace Car com Lucca Paulinelli e Zigomar Júnior. Já Luís Filgueiras, de Juiz de Fora, ficou em 15º em dupla com o paulista Rodrigo Moreno.

BONS PEGAS MARCAM SEGUNDA ETAPA DA

TAÇA MINAS GERAIS DE KART NO RBC RACING

Mais uma vez grids numerosos e disputas equilibradas marcaram a segunda rodada dupla da Taça Minas Gerais de Kart, que marcou a volta das competições oficiais ao RBC Racing, em Vespasiano, depois da Copa Brasil. Nas baterias para karts com motores dois tempos, melhor para Clemente Jr., em ambas seguido por Lucas Staico e Fernando Buzollo. Na Cadete, Lucas Moura levou a melhor sobre Luca Neuenschwander, enquanto, também em dose dupla, Yuri Morelli foi o melhor na Mirim. André Novaes dominou a F-400 Graduados, enquanto João Vítor venceu as duas na F-400 Júnior. No Super Kart Indoor (aluguel), em prova única, festa de Cacau Nunes.

POÇOS DE CALDAS VAI CONSAGRAR

CAMPEÕES BRASILEIROS NO HARD ENDURO

“King of the Jungle”, ou Rei da Selva. Trata-se do nome da prova que vai definir, sábado e domingo, em Poços de Caldas, os campeões brasileiros de Hard Enduro da temporada. A competição, de velocidade, é marcada pelo percurso bastante técnico, composto por obstáculos naturais e artificiais. E ainda contará com uma participação mais do que especial: a do inglês Paul Bolton, um dos principais nomes da modalidade no mundo. No sábado, a largada dos pilotos da categoria Gold (a principal) está marcada para as 10h. Domingo, será a vez do Bolts Challenge, em que os pilotos de todas as categorias vão desafiar Bolton.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por