Mineiros dominam a 32ª edição do rally/enduro Piocerá

Rodrigo Gini
30/01/2019 às 22:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:19
 (Idário Café/Mundopress)

(Idário Café/Mundopress)

Um percurso que sempre liga os estados do Piauí e Ceará. Nos anos pares, Cerapió; nos ímpares, como o atual, Piocerá. É assim há 32 anos e, ao longo dessa história, o enduro de regularidade que se tornou um dos mais tradicionais da modalidade tem visto uma destacada participação mineira.

Foi o caso também na edição 2019, com largada em Teresina, quatro dias de percurso, chegada em Juazeiro do Norte e mais de 1.200 quilômetros de trilhas sob forte calor.

Ao fim de uma disputa emocionante e definida mesmo nos últimos quilômetros, a vitória, na categoria Master, ficou com o lavrense Tunico Maciel, sua terceira na prova, com a Honda CRF 250 RX da equipe oficial da fábrica japonesa. Ele superou o capixaba Jomar Grecco, tricampeão brasileiro e penta do Enduro da Independência, correndo por uma equipe mineira (a O2 BH Yamaha).

Jomar foi o mais regular no primeiro dia (na modalidade, o desafio é se manter fiel às médias de velocidade determinadas pela organização), que levou a caravana a Floriano. No seguinte, entre Floriano e Picos, Tunico deu o troco.

O capixaba voltou a liderar na entrada da prova em solo cearense – o percurso com chegada em Iguatu. De lá para o ponto final do desafio, no entanto, o piloto de Lavras, vencedor também do último Rally dos Sertões

“É uma conquista maravilhosa, ainda mais por ter sido bastante sofrido. Ganhar por apenas um ponto não é fácil. Estou muito feliz. É muito bom conquistar o tricampeonato, tenho me dedicado muito e o título é resultado desse trabalho, assim como o suporte de toda a equipe. Que seja a primeira de muitas comemorações na temporada 2019”, destacou.

Também no pódio, em terceiro, mais um lavrense, Dário Júlio, vencedor em 2007, 2009 e 2011 e hoje chefe da equipe Honda. Ele estreou a CRF 250F, nova moto off-road recreativa e de iniciação no esporte da marca.

QUATRO RODAS

O Piocerá também é um dos principais eventos do fora de estrada 4x4 de regularidade e, também nele, o domínio foi mineiro. Com um jipe Troller, Fernando Lage e Jhonathan Ramon Ardigo levaram a melhor na categoria Carros/Master, somando 68 pontos, cinco a mais do que os pernambucanos Luís Eduardo Tibúrcio e Carlos Eduardo Silva de Melo.

Leia mais sobre automobilismo e motociclismo no site Racemotor (www.racemotor.com.br).

 RÁPIDAS

SUL-AMERICANO DE KART TERÁ
FORTE REPRESENTAÇÃO MINEIRA

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou a lista de pilotos do país que contarão com inscrição subsidiada no Sul-Americano de Kart, entre 28 de maio e 1º de junho no traçado do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Nas três principais categorias da competição (Cadete, Codasur Júnior e Codasur), o critério adotado foi a colocação na Copa Brasil do ano passado, no RBC Racing, em Vespasiano, quando os pilotos da casa fizeram bonito, conquistando sete títulos. Na Cadete, Miguel Pinto Coelho está entre os indicados (Luca Neuenschwander também teria a vaga, mas estourou o limite de idade). Lucas Staico, campeão da competição nacional, foi indicado na Codasur Júnior, enquanto Gabriel Paturle e Lucas Nogueira estão entre os representantes brasileiros na Codasur.

TEMPORADA DO TOTAL KART HOJE EM DIA

COMEÇA SÁBADO EM VESPASIANO

O sábado marca o início de mais uma temporada do campeonato de kart amador Total Kart/Hoje em Dia, com a primeira das 14 etapas da competição, no RBC Racing, em Vespasiano. Como nos anos anteriores, os pilotos serão divididos ao longo do ano em duas categorias (Acesso e Principal), com base nos resultados. Além dos karts, o traçado usado e a forma de largada (dois a dois ou em fila indiana) também serão definidos por sorteio, com a inversão das posições dos treinos para esquentar as disputas. Maiores informações sobre o campeonato estão dosponíveis no www.totalkart.com.br.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 21º ETEL,

QUE ABRE COPA SUL-MINEIRA DE REGULARIDADE

Encerra-se amanhã o prazo de inscrição com preços promocionais para a 21ª edição do Enduro Turístico em Luminárias (ETEL), prova de regularidade que abrirá, dia 10, a Copa Sul-Mineira de 2019. A organização promete trilhas inéditas em meio ao visual de cachoeiras e belas paisagens, alternando trechos travados a outros de maior velocidade. Além das categorias tradicionais (Master/Sênior/Over 40/Over 45/Over 50/Novatos/Brasil/Júnior), em que é permitido o uso de equipamentos de navegação, haverá uma divisão para iniciantes em que apenas o celular com GPS será autorizado. Inscrições e maiores informações estão disponíveis no site oficial da competição, o www.copaamsm.com.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por