Mineiros encaram a tradicional 'Cascavel de Ouro', prova de Marcas 1.600cc no Paraná

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/11/2018 às 21:47.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49
 (Fernando Dilly/divulgação)

(Fernando Dilly/divulgação)

Ela foi disputada em 31 edições desde a década de 1950, já teve como vencedor Nélson Piquet (com um Fórmula Super-Vê) mas, desde 2014, adotou o formato atual que vem garantindo continuidade e sucesso. Neste fim de semana, o Autódromo Internacional Zilmar Beux é palco da “Cascavel de Ouro”, referência, mais do que ao réptil, à cidade paranaense de mesmo nome.

O evento principal é uma corrida de três horas de duração entre duplas e trios, com os carros no regulamento do Turismo Nacional 1.600cc (modelos derivados de série com motores preparados). E entre as feras de várias categorias que marcam presença nessa festa da velocidade – há pilotos da Stock Car, da Copa Truck, veteranos e novatos de talento, um grupo de mineiros espera fazer bonito.

O primeiro desafio é garantir presença no grid para a prova de domingo, já que são 72 carros inscritos e apenas 55 vagas. Os 45 mais rápidos na qualificação do sábado (média de volta de dois pilotos) se classificam automaticamente. As 10 vagas restantes são definidas em uma prova de repescagem.

Os irmãos Wanderson e Leandro Freitas, ambos com títulos mineiros e paulistas, participam com um VW Gol da Stumpf Preparações, o mesmo carro com que brigam pelo título nacional na categoria 2A (a final do Turismo Nacional BR será dezembro, em Curvelo).

Em outro VW Gol, o 53, da equipe Pace Car, Wilton Pena (vencedor das duas últimas etapas do Mineiro de Marcas e mais um com título estadual no currículo) e Lucca Paulinelli foram trio com o paulista Zigomar Júnior.

A bordo de um Chevrolet Onix (o primeiro modelo montado no país, pela equipe Fast Racing), Thiago Tambasco e Mauro Neuenschwander dividem a pilotagem. Por fim, Luiz Filgueiras, de Juiz de Fora, comanda um VW Gol ao lado do paulista Rodrigo Moreno. A prova este ano distribui pre-miação em dinheiro de R$ 150 mil para os primeiros colocados.

Classic
Mas a presença mineira será ainda mais numerosa numa disputa que estreia esse ano completando a programação da Cascavel de Ouro: a Gold Classic, para os “velhinhos” fabricados até a década de 1990.

O sucesso da iniciativa foi tanto que as quase 80 máquinas inscritas foram divididas em dois grids: para as categorias Turismo Light/Speed Fusca e Força Livre/GTL/Turismo Super/GTS e Fusca Cup, respectivamente. O casal Vanessa e Miguel Mallaco comandará um Fusca e um Opala. Também com um Fusca estará Jorge Mansur. Thiago Macedo, Flávio César e Fred Mesquita alinham com os Chevrolet Chevette.Fernando Dilly/divulgação

Puma 44, de Guilherme Melo, marca presença na Gold Classic

Bruno Campos, Geraldo Mesquita e Manoel Salgueiro vão acelerar os VW Passat, enquanto Guilherme Melo e Leo Freitas pilotam dois dos exemplares mais raros do grid: os esportivos Puma de números 44 e 21, atrações na prova de abertura da Classic Cup mineira, no Circuito dos Cristais, em Curvelo.

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