Mineiros encaram maratona de Goiás ao Ceará em mais um Rally dos Sertões

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/08/2018 às 20:04.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (Yoda Racing/divulgação)

(Yoda Racing/divulgação)

Já se vão 26 anos desde que o interior do Brasil passou a ser desbravado por um rali cross-country de nível internacional, reunindo competidores de vários países e exigindo uma estrutura cada vez mais profissional.

Mesmo quem já brilhou em maratonas como o Dakar faz questão de dizer que o Rally dos Sertões nada fica a dever em termos de desafio. E os pilotos e navegadores mineiros, sobre duas ou quatro rodas, têm participação importante nessa história, com vitórias entre as motos (Felipe Zanol) e UTVs (Bruno Sperancini), além de pódios nas diversas categorias.

Pois neste sábado a caravana inicia em Goiânia um percurso de 3.607 quilômetros divididos em sete etapas rumo a Fortaleza, atravessando Goiás, Bahia, Piauí e Ceará. Teste de sobra para homens e máquinas.

E a disputa mais emocionante promete ser entre os UTVs, veículos recreativos que, em menos de uma década, se tornaram febre mundial e ganham preparação cada vez mais caprichada.

Entre os 42 inscritos, além de dois campeões do Dakar (Leandro Torres e Reinaldo Varela) estão os dois protótipos com motorização Yamaha desenvolvidos pela mineira Yoda Racing e tripulados por Gustavo Lapertosa/Fábio Zeller (navegador e mecânico) e Henrique Gutierrez/André Munhoz, ambos na classe Pro Turbo, que reúne os modelos mais potentes.

Sobre duas rodas, o lavrense Tunico Maciel integra a equipe oficial da Honda mas, diferentemente do multicampeão Jean Azevedo e de Gregório Caselani, está inscrito na categoria Production Aberta (que permite modificações menores que as autorizadas na Super Production). Ainda assim, tem boas chances de briga pelo pódio na classificação geral. Francine Rossi, com uma KTM, acelera na Marathon, que não permite a troca de motor e outros componentes.

Carros
Entre os carros, o experiente Luiz Nacif, navegado por Neurivan Barbosa, encara a disputa na categoria T1 com um protótipo T-Rex. Na Pro Brasil, duas duplas mineiras aparecem como fortes candidatas à vitória. Atual campeão estadual, Lucas Teixeira estreia sua Mitsubishi L200 Triton RS, com Rafael Dias como navegador.

Outro piloto acostumado ao Sertões é Marco Túlio Lana, que faz dupla com Erick Silveira, também na Pro Brasil, com uma Mitsubishi Triton Evolution.

Depois do prólogo, disputado no Autódromo Internacional Ayrton Senna e que definirá as posições de largada, os inscritos para o Sertões 2018 encaram de cara, a mais extensa etapa da edição, com 690 quilômetros, dos quais 300 cronometrados, até Formosa (GO). O toque internacional deste ano é garantido pelo sul-africano Gareth Woolridge, com uma Ford Ranger T1, e pelo argentino Fernando Alvarez (protótipo VW Amarok T1).

RÁPIDAS

RAFA MATOS VENCE A QUARTA NO ANO
E AMPLIA LIDERANÇA NA TRANS-AM SERIES

Barba, cabelo e bigode. No jargão do automobilismo, melhor tempo em todos os treinos, pole position e vitória de ponta a ponta. Assim foi o fim de semana do mineiro Rafa Matos em Mid-Ohio, na sexta etapa da Trans-Am Series, campeonato norte-americano de turismo disputada com chassis tubulares equipados por motores V8. Mesmo enfrentando vários pilotos da Nascar Xfinity Series (a divisão de acesso à Monster Energy Cup), o piloto de Belo Horizonte levou o Chevrolet Camaro da equipe Coleman Motorsports à primeira posição pela quarta vez na temporada, ampliando para 16 pontos a vantagem na categoria TA2 sobre Tony Buffomante, mais próximo rival. No dia 25, o desafio será em outro traçado histórico dos EUA, Road America, em Wisconsin.

DUPLA DE MINAS CONFIRMADA NO
CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE KART

A pista do Velopark, em Nova Santa Rita (RS) recebe, na semana que vem, o Sul-Americano de Kart, competição que marca a estreia de uma nova geração de motores 175cc. Em meio a pilotos de Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Bolívia, dois mineiros estão entre os já 120 confirmados na competição. Lucas Staico, sexto colocado no Campeonato Brasileiro, brigará pelo título na categoria Codasur Júnior (pilotos até 14 anos). Na Codasur, a principal categoria da competição, Gabriel Paturle terá pela frente o desafio de superar as baterias classificatórias, já que 52 pilotos estão inscritos e apenas 36 poderão largar nas provas decisivas.

ESTADUAIS DE ENDURO FIM E VELOCROSS
AGITAM FIM DE SEMANA NAS DUAS RODAS

Duas provas válidas por campeonatos estaduais movimentam o fim de semana sobre duas rodas. Em Perdizes, no sábado, os pilotos largam às 10h da AABB local para a quinta edição do Enduro de Perdizes, terceira etapa do Mineiro de Enduro FIM (Velocidade) e pela Copa Cerrado da modalidade. O percurso será composto por um cross teste (em circuito fechado) e duas especiais em linha. Já Extrema recebe o Velocross (semelhante ao motocross, mas sem obstáculos). No sábado à noite, os inscritos encaram o traçado do Parque Municipal pela quinta etapa da Copa Sul Minas. No domingo será a vez das corridas válidas pelo Mineiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por