Motos voltam a rasgar o asfalto na terceira etapa do GP Gerais

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
21/08/2018 às 22:02.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:02
 (Leo Tavares/Corrosivo Filmes)

(Leo Tavares/Corrosivo Filmes)

Foram dois meses e meio de abstinência. Nem tanto de acelerar, já que no período houve treinos coletivos de preparação, mas de medir forças com os adversários, dividir curvas e freadas para valer. Pois nesse fim de semana pilotos e equipes voltam ao Circuito dos Cristais para a terceira das cinco etapas do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade.

Se a segunda e a quinta etapas valem também pelo renovado Campeonato Brasileiro, o nível técnico nas demais não fica devendo já que, desde o início da competição, em 2016, feras de todo o país têm marcado presença, atraídos pelo desafio do traçado de 4.420m (desenhado e construído para ser referência em segurança para as motos) e pelo equilíbrio das disputas, favorecido pelo regulamento.

Na disputa pela ponta das categorias, uma interessante alternância entre pilotos da casa e ‘forasteiros’. Líder da Superbike Pro, com uma BMW S1000RR, Rodrigo Dazzi está entre os extremos já que, embora capixaba, participa da competição desde a primeira edição. Ele é seguido pelo carioca Alex Pires, com Cláudio Teixeira e Ian Testa em seguida.

Na subdivisão Evo (para motos 1.000cc com preparação mais restrita), quem comanda o pelotão é comandado por Pedro Lins, ainda invicto na temporada. Os xarás Túlio Resende e Túlio Leandro Souza aparecem em segundo e terceiro, separados por apenas quatro pontos.

Na Superbike Master, não tem para ninguém. Hoje o melhor do país entre os pilotos acima dos 45 anos, o valadarense Jirios Abboud, o “Bananeiro’ avança a voltas rápidas rumo ao tricampeonato. Ex-piloto de enduro e motocross, ele não só venceu as três etapas como é beneficiado pela falta de regularidade dos adversários, somando mais do dobro dos pontos que o perseguidor mais próximo.

Situação quase tão boa quanto a de Antônio Franzen na Supersport 600cc. Atualmente em terceiro na classificação do Brasileiro com a Kawasaki ZX6R da O2BH América Racing, ele chegou aos 67 pontos e à liderança do GP Gerais graças a uma vitória, um segundo e um terceiro lugar, – tem 25 de vantagem (o equivalente a um primeiro lugar) sobre Ricardo Juliani.

Talentos
Celeiro de novos talentos e com participação feminina destacada, a 300cc tem apresentado os maiores grids, com ótima disputa pela ponta entre Rodrigo Gregório (65 pontos), Diego Hillel (58) e Bruno Borges (50). Na Light, para os pilotos com menor experiência em competições, Willyans Suhr (600cc) e Ronan Dias (1.000cc) defendem a liderança. A etapa tem entrada gratuita com acesso aos boxes por R$ 10 (mais um quilo de alimento não-perecível)e movimentação na pista a partir das 8h30 do domingo.

RÁPIDAS

RAFA MATOS VOLTA À PISTA EM

ROAD AMERICA PARA DEFENDER LIDERANÇA

Um dos mais desafiadores circuitos dos Estados Unidos é o palco da sétima etapa da Trans-Am Series, em que o mineiro Rafa Matos defenderá a liderança da categoria TA2, mais competitiva do campeonato. Animado com a vitória em Mid-Ohio (a quarta em seis etapas), o piloto de Belo Horizonte encara os 6.515m de Road America, em Wisconsin com o Chevrolet Camaro 88 da equipe Coleman Motorsports/3D Dimensional. Como na prova anterior, um desafio a mais será a presença de pilotos das divisões principais da Nascar (a Xfinity Series, segunda mais importante da Stock Car americana divide a programação com a Trans-Am. Christopher Bell, Matt Tifft, Brandon Jones e Scott Lagasse Jr. reforçam um grid que terá 26 carros no sábado.

ENDURO DA INDEPENDÊNCIA CHEGA AO

NONO LOTE DE INSCRIÇÃO PARA 36ª EDIÇÃO

A mais tradicional prova do enduro de regularidade no país chega à 36ª edição com fôlego e percurso renovados. O Enduro da Independência concentra esse ano o desafio nas “Trilhas Altas da Mantiqueira”, com largada em Lavras, paradas em Lambari e Itajubá, ponto final dos quatro dias de prova (5 a 9 de setembro). O Trail Clube Minas Gerais (TCMG), organizador da prova, mantém aberto até o dia 27 o nono lote de inscrições, com limite de participação de 300 pilotos. Preços, condições e maiores informações sobre o Independência 2018 podem ser obtidos no site oficial da prova, o http://endurodaindependencia.com/.

MINEIRO CONQUISTA ANTECIPADAMENTE

O TÍTULO BRASILEIRO DE RALLY NAS MOTOS

O Rally dos Sertões só termina sábado, em Fortaleza mas, no terceiro dos sete dias de competição, um piloto nas motos já tinha motivos para comemorar. Mais rápido na categoria Maratona nas três primeiras etapas, o mineiro Túlio Malta garantiu, por antecipação, o título brasileiro de rally cross-country nesta divisão, destinada às motocicletas com preparação limitada e que não podem trocar alguns componentes. Mais uma conquista para a equipe O2 BH América Racing, parceria entre a revendedora de motocicletas e o Coelho, mostrada há duas semanas nessa página. Malta ainda luta por um lugar no pódio geral do Sertões com sua Kawasaki KX450F.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por