Muay Thai: arte marcial que derruba a ansiedade

Guyanne Araújo - Hoje em Dia
24/01/2015 às 08:48.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:46

A ansiedade era tão grande que chegou a prejudicar sua vida pessoal. Foram 15 quilos a mais em um ano e sua motivação foi lá para baixo. Deixava de ver seus amigos e o cansaço tomava conta. Mas quem conhece Naiara Gontijo Ramos consegue ver a mudança quase instantânea. Com uma nova “filosofia” de vida, a bancária, 25 anos, se surpreende com os benefícios da prática do muay thai (arte marcial originária da Tailândia). Depois do esporte, motivação, planejamento, disciplina e foco passaram a ser palavras de ordem em sua vida.
“Eu senti principalmente a mudança de humor. Tudo era motivo para me deixar mal humorada. A prática da arte marcial me aliviou a tensão, me ajudou muito. Sentia também um cansaço grande. Chegava em casa e queria dormir. Hoje chego e ainda tenho animação de fazer até uma caminhada, por exemplo”, relata. Agora mais feliz e animada, Naiara quer esquecer os dias em que deixava de sair com os amigos. “Ficava em casa, desanimada e indisposta”, lembra.
Ela ressalta que os benefícios do esporte vão além da expectativa e está animada a colocar em prática outras metas para sua vida pessoal, como poupar. “Sempre queremos adquirir um bem, mudar de carro, casar. A vida é planejamento. Tudo depende de mim e eu posso fazer isso.”
A bancária ressalta ainda que se cobra muito e a maneira pela qual tratava o desejo de se destacar e ser a melhor no trabalho não era a mais correta. “Eu gosto muito do que faço, mas ficava ansiosa, tensa, em busca de atingir metas. Com isso, acabei comendo demais. Agora faço um planejamento de como atingir as metas”, pontua. “Inclusive já indiquei para meus colegas de agência. Quem tem foco, gosta do muay thai, se apaixona e não larga. É muito dinâmico, já comprei até meu par de luvas”, comemora Naiara, que começou na luta há três meses e já perdeu três quilos. Ela lembra que sempre fez atividades físicas – musculação, jump e spinning –, mas que se realizou mesmo no muay thai. Sua meta agora é perder outros dez quilos.
“O que me chamou atenção é que em um treino se pode gastar até mil calorias”, diz, empolgada. Mas para alcançar tudo isso tem que ter força de vontade. “O mestre Akio (dono da academia) é muito disciplinado e tenho aprendido isso para mim.”   Incentivo
Para as conquista não faltou um incentivo especial, do namorado Antônio, que pratica a atividade junto com ela. “Ele me convidou para fazer e pensei que não iria aguentar. Lutamos juntos e ele foi o maior incentivador. Um motiva o outro”, afirma. Naiara faz a atividade três vezes por semana, sem faltar, após o trabalho. “A mudança foi visível”, comemora, orgulhosa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por