Muro da esplanada do Mineirão será grafitado por 40 artistas

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
01/11/2018 às 12:47.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:33
As torcidas de Galo e Raposa dividirão por igual a carga de 55 mil ingressos para a finalíssima do Estadual (Mineirão/Divulgação)

As torcidas de Galo e Raposa dividirão por igual a carga de 55 mil ingressos para a finalíssima do Estadual (Mineirão/Divulgação)

No próximo dia 10 de novembro, o Museu de Rua, projeto social que busca revitalizar áreas urbanas e propor um novo tipo de entretenimento para a cidade, vai levar 40 artistas que farão intervenções em um espaço de 390 m² no muro da esplanada do Mineirão. As artes ficam no local até abril de 2019.

O evento marca a abertura do Esplana, movimento que engloba arte, esporte, educação e cultura, e que vai oferecer atividades gratuitas no local pelos próximos cinco meses. O objetivo é reunir 15 mil pessoas durante as 12 horas de evento, de 10h às 22h. A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os ingressos para participar. 

Projeto
A ideia partiu do Mineirão, que procurou o grupo após a segunda edição do Museu de Rua, que aconteceu em abril deste ano, na praça Violeta Soter Vargas, na Serra, centro-sul de BH. O formato foi pensado durante os últimos meses em conjunto.  

Para os organizadores do projeto, o crescimento foi “muito além do sonhado”. Além de divulgar a iniciativa, eles vêm o evento como uma chance de dar mais visibilidade e criar oportunidades para os artistas. 

Para Ivan Neves, um dos idealizadores, essa é uma oportunidade de valorizar a arte de rua, ocupando um dos principais cartões postais da capital. “Ao grafitar o muro da esplanada estamos conversando diretamente com todos os cidadãos e mostrando que a arte que está sendo produzida nas ruas não é criminosa. Esperamos que isso incentive as novas gerações também”, pontua. 

Atrações
O evento do dia 10 contará com música ao vivo, DJs, pista de skate, feirinhas de produtores locais e oficinas de arte. Para quem quiser saber mais, basta visitar a página do evento no Facebook.  

Além disso, quem comparecer poderá acompanhar a batalha de Bomb: uma disputa dinâmica entre grafiteiros. Em cada confronto, os competidores recebem uma palavra e devem reproduzí-la em letras características da modalidade do graffiti. Quem conseguir fazer o melhor trabalho, dentro do tempo estabelecido e sem errar a ortografia, ganha. A decisão cabe aos jurados e ao público.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por