Com apenas um ponto em três jogos disputados, o América tem um início de Campeonato Brasileiro da Série B muito abaixo do que o esperado, levando-se em conta a expectativa criada em torno do elenco montado para a disputa.

Terceiro colocado no Campeonato Mineiro, e recém-rebaixado da elite do futebol brasileiro, o Coelho, além de não vencer, ainda não marcou sequer um gol na competição, e ocupa apenas a 18ª posição na tabela de classificação.

O início de trajetória ruim na Série B custou o emprego do técnico Givanildo Oliveira, demitido após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo-SP, na segunda rodada do campeonato.

Já sob o comando de Maurício Barbieri, o time alviverde somou o primeiro ponto na disputa após empatar em 0 a 0 com Criciúma, fora de casa, no último sábado (11).

Entretanto, o mau desempenho nas primeiras rodadas do Brasileiro não é exclusividade do América. Equipes tradicionais do futebol nacional também vêm enfrentando dificuldades neste princípio de torneio, e ocupam a parte de baixo da classificação.

Apontados como fortes candidatos ao acesso, a Ponte Preta, o Sport e o Criciúma, assim como o Coelho, ainda não venceram na competição.

Outro favorito que também vive um momento de turbulência é o Vitória. Mesmo tendo vencido uma partida no torneio, a equipe baiana soma duas derrotas, e não conseguiu deslanchar no campeonato.

O momento instável, inclusive, vez com que a diretoria do time Rubro-Negro fizesse uma reformulação no elenco. Nos últimos dias, sete jogadores foram afastados ou liberados do clube.

Pequenos despontam

Em meio ao momento ruim dos principais postulantes as quatro vagas à Série A, clubes com o investimento menor vem despontando nesse início de campeonato.  

Promovidos da Série C nessa temporada, Botafogo-SP e Cuiabá lideram o torneio com nove e oito pontos respectivamente.

Na terceira colocação vem o Bragantino, que ganhou força ao se fundir com o Red Bull-SP, após o final do Campeonato Paulista, e que aparece com sete pontos em três jogos.

O América terá a chance de conquistar a primeira vitória na Série B neste domingo, quando vai enfrentar o Sport, às 16h, no Independência.