luta contra homofobia

'Não queria ser pautado pela sexualidade', diz Richarlyson, ex-Galo, após declarar ser bissexual

Da redação
24/06/2022 às 14:09.
Atualizado em 24/06/2022 às 17:29
 (Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

O ex-volante Richarlyson e agora comentarista de futebol deu uma entrevista importante para o podcast "Nos Armários dos Vestiários", uma série jornalística sobre homofobia e machismo no futebol brasileiro, produzido pelo ge.com. Durante a conversa, o ex-jogador de Atlético, São Paulo e com passagens na Seleção Brasileira declarou, pela primeira vez, ser bissexual. 

"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'.", começou Richarlyson, que lamentou:

"O meme já vem pronto. Dirão: "Nossa, mas jura? Eu nem imaginava". Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada. Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", disse.

Richarlyson contou que durante toda a carreira foi questionado sobre sua sexualidade, sofrendo boicotes e perseguições por conta disso, mesmo nunca tendo assumido nada. 

"Eu não queria ser pautado por causa da minha sexualidade, de eu ser bissexual. Eu queria que as pessoas me vissem como espelho por tudo aquilo que conquistei dentro do meu trabalho. Eu nunca coloquei a minha sexualidade à frente do meu trabalho, e nunca faria isso. E eu não estou falando isso agora porque parei de jogar. Muita gente maldosa vai falar isso, que eu falei agora porque não jogo mais. Não. Eu nunca falei porque não era a minha prioridade, como não era hoje, mas hoje eu me senti à vontade de falar. Eu queria que não existisse essa pauta. Eu queria estar falando aqui da minha nova carreira (comentarista). Mas é importante. Vamos poder alertar um ali, outro aqui", ressalta o ex-jogador.

Richarlyson se destacou no futebol pelo São Paulo, onde jogou de 2005 a 2010 e conquistou um Mundial e o tricampeonato brasileiro. Depois, se transferiu para o Atlético, onde também ganhou títulos. Pelo Galo, o volante foi bicampeão mineiro e levantou a taça da Libertadores de 2013. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por