Nacional chega com elenco renovado e parceria forte

Álvaro Castro - Do Hoje em Dia
28/01/2013 às 11:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:17
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O Nacional de Nova Serrana vai jogar o Campeonato Mineiro 2013 de “pé no chão”. A afirmação é do treinador Alexandre Grasselli, que avisa que o time está com uma visão bem realista da disputa. “As equipes do interior têm muitas dificuldades que vão desde a estrutura até o patrocínio. Isso deixa a competição desequilibrada, quando comparamos com os grande clubes da capital”, avalia o técnico.

Pensandos nessas adversidades, o plano da equipe é a superação. A proposta de trabalho é fazer um campeonato melhor que o de 2012. “Na edição anterior, conquistamos o quinto lugar e garantimos uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Se tudo der certo, queremos voltar a série D, porém, temos a pretensão de irmos ao quadrangular do Mineiro”, explica Grasselli.   Para o treinador, a presença de times do interior nas finais do campeonato serão positivas para todos os clubes. “Isso vai valorizar o futebol mineiro em si. Teremos oportunidade de revelarmos mais atletas e assim divulgar nosso estado e nossos valores”, afirma.

O time investiu pesado e renovou cerca de 60% de seu elenco. Com uma parceria forte com o Cruzeiro, a equipe que originalmente jogava em Nova Serrana, este ano se transferiu para Patos de Minas. Com pouco tempo de existência, o time conseguiu uma escalada rápida até a elite do futebol mineiro, chegando na primeira divisão no ano passado, ficando na quinta colocação, uma apenas abaixo do grupo que se classificou para as semifinais. O experiente Rodrigo Posso, com passagem destacada pelo Ipatinga, o zagueiro Luisão, ex-Cruzeiro, e o atacante Vanderlei, último reforço apresentado devem ser a espinha dorsal do time, que na pré-temporada atuou no 3-5-2, jogando com forte marcação.


Plantel

Nesta temporada, o Nacional conta com um elenco de 33 jogadores. Desses, 11 são da categoria de base. A direção do clube aposta na juventude para ter um melhor desempenho. “Essa é uma forma de valorizarmos nossos talentos, dando oportunidade para os jovens jogadores. Se tudo correr bem, poderemos ter a felicidade de revelarmos novos craques para o nosso futebol”, fala com otimismo o treinador.

Em 2012, o clube contava com uma maioria de jogadores veteranos. Para ter resultados melhores, em 2013, o time muda a fórmula e vai apostar nos mais jovens. A grande esperança do clube e atacante Maranhão, sempre muito elogiado pelo técnico.

Destaques

Para não jogar a reponsabilidade toda em cima da categoria de base, o Nacional também se reforçou com jogadores mais experientes. Entre eles, dois velhos conhecidos do torcedor mineiro. São eles o atacante Vanderlei, ex-Atlético, e o volante Mancuso, ex-Cruzeiro.

Além disse, vão integrar o time o goleiro Thiago Régis, o laterla direio Luizinho, os zagueiros Wellington e Luizão, o meia Lico, o volante Fábio Cracco e os atacantes Emerson Carioca e Roni.

Panorama

O elenco do Nacional é, em grande parte, formado por jogadores desconhecidos. Os veteranos que chegam ao time não vêm de grandes atuações em seus clubes anteriores. Sendo assim, fica difícil apostar que a equipe de Nova Serrana esteja entre as quatro melhores do Campeonato Mineiro 2013. 

Entretanto, considerando a situação dos outros times, o Nacional deve conseguir se manter na elite do futebol mineiro e, com alguma sorte, pode também conseguir a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por