O espanhol Rafael Nadal iniciou sua campanha no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, com uma vitória sobre seu compatriota David Ferrer. Líder do ranking mundial, ele venceu o duelo por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 1h15min de jogo na capital inglesa.
A vitória desta terça-feira foi uma vingança de Nadal sobre Ferrer depois de ser eliminado pelo amigo e compatriota na semifinal do Masters 1000 de Paris, na última semana. O título do torneio ficou com o sérvio Novak Djokovic, que derrotou o tenista de Valência na final.
O resultado no ATP Finals também aumenta a vantagem do líder do ranking mundial sobre seu rival no confronto direto. Agora com 26 duelos entre eles, Nadal tem 21 vitórias e apenas cinco derrotas. Os triunfos de Ferrer ocorreram no ATP de Stuttgart de 2004, no Aberto dos Estados Unidos e da Masters Cup (atual ATP Finals) de 2007, no Aberto da Austrália de 2011 e na semana passada.
Com a vitória nesta terça-feira, Nadal lidera o Grupo A do ATP Finals, com vantagem no saldo de sets sobre o suíço Stanislas Wawrinka, que na segunda-feira derrotou o tcheco Tomas Berdych por 2 a 1. Os próximos confrontos da chave devem ser anunciados ao fim do dia.
Já no Grupo B, a liderança momentânea é do argentino Juan Martin del Potro, que na segunda-feira passou pelo francês Richard Gasquet por 2 sets a 0. A primeira rodada será complementada ainda nesta terça-feira com o aguardado duelo entre Novak Djokovic e Roger Federer.