Nascida em BH, Walewska iniciou no esporte nadando na Vila Olímpica, do Atlético
Documentário conta sobre a história de vida da mineira, que faleceu nesta quinta-feira (22)
Walewska Oliveira, campeã olímpica com a seleção brasileira em 2008, faleceu nesta quinta-feira (21), em São Paulo, teve a carreira registrada em um documentário. "O Último Ato" foi lançado em junho do ano passado e conta a história da ex-atleta, com ddestaque para a trajetória até se tornar uma das referências do vôlei brasileiro.
Disponível no Youtube, a obra mostra que, desde pequena, Walewska sempre foi ligada aos esportes. O pai, Geraldo Oliveira, teve grande participação na inserção da filha nas práticas esportivas. Sócio da Vila Olímpica, clube de lazer do Atlético, ele colocava os filhos para aprenderem a nadar, enquanto jogava peteca.
"O lema em casa era estudar e sempre praticar esporte", relatou Walewska, no documentário. Na escola, a central praticava diversas modalidades esportivas no antigo Colégio Kennedy, atual Escola Estadual Anita Brina Brandão, no bairro Jaraguá, região da Pampulha.
Quando Walewska começou a praticar vôlei, o pai percebeu o apreço da filha pelo esporte e decidiu procurar um lugar com mais referência. Heron Brito, professor de educação física do colégio onde ela estudava, a encaminhou escola de esportes próxima de onde morava, na Pampulha. Foi lá que a central passou a se dedicar de forma mais séria à modalidade.
Assim, quando mostrou que tinha potencial, Walewska foi levada até o Minas Tênis Clube, onde começou a treinar aos 12 anos. Daí pra frente, acumulou conquistas e títulos. O documentário sobre a vida da central detalha todos os feitos da ex-jogadora no esporte e também na vida pessoal.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais