Negociação frustrada por Dudu expõe crise financeira no Corinthians

Agência Estado
11/01/2015 às 15:18.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:38

O fracasso na negociação para contratar o atacante Dudu expôs o problema financeiro que o Corinthians atravessa neste início de 2015. O clube não tinha como pagar duas parcelas de 1,5 milhão de euros (uma à vista, outra em março) como exigia o Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

Se pagasse o que o clube ucraniano exigisse, o Corinthians comprometeria até a folha de pagamento. O salário em carteira ainda está sendo pago em dia, mas há atrasos generalizados em direitos de imagem. "Saímos fora. O Corinthians não vai contratar Dudu enquanto eu for o presidente", disse Mário Gobbi, que fica no cargo só até as eleições, em fevereiro.

Gobbi reconhece que os direitos de imagem têm atrasado, como citou o meia Renato Augusto, antes de o elenco embarcar para os Estados Unidos para a pré-temporada.

As contratações que o clube fez para esta temporada foram modestas, como ex-lateral-direito do Botafogo, Edílson, e o atacante Stiven Mendoza, que estava no futebol da Índia. O volante Cristian, reforço "badalado", ganha cerca de R$ 400 mil por mês, mas foi contratado sem custo para o clube.

O principal investimento para a temporada deve ser a renovação com o atacante Guerrero, que discute com a diretoria um valor milionário em luvas (uma premiação) para assinar um novo contrato. Gobbi disse que vai esperar o atacante voltar da pré-temporada para tentar um novo acordo. "Se eu quero que o Paolo fique, como vou gastar milhões com Dudu?", questionou o presidente.

Em 2015, o Corinthians jogará quatro competições: Campeonato Paulista, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil (entra apenas na fase de oitavas de final). A estreia na temporada será no dia 1.º de fevereiro, pelo Paulistão, contra o Marília, em casa.

Antes dos jogos oficiais, o Corinthians tem uma pré-temporada cheia. O time está em Fort Lauderdale, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde fará um período de 10 dias de treinamentos. Neste intervalo, jogará duas vezes contra equipes da Alemanha - dia 15 contra o Bayer Leverkusen e, dois dias depois, contra o Colônia.

Na volta ao Brasil, mais treinos e um amistoso contra o Corinthian Casuals, clube inglês que inspirou os fundadores do clube, em 1910, a dar o nome do time. O jogo acontecerá no dia 25 de janeiro, no Itaquerão.

Na Libertadores, se passar pelo Once Caldas, da Colômbia, na fase preliminar, o Corinthians vai fazer o seu primeiro jogo no Grupo 2 contra o São Paulo. Pela tabela divulgada na última segunda-feira pela Conmebol, o clássico seria no dia 18 de fevereiro, no Itaquerão.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por