FIM DO SONHO

‘Ninguém mais do que nós queria dar essa alegria’, comenta Tite após eliminação da Copa do Mundo

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
09/12/2022 às 17:35.
Atualizado em 09/12/2022 às 17:47
 (Luis Acosta / AFP)

(Luis Acosta / AFP)

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (9), após a eliminação da Copa Do Mundo, Tite comentou a eliminação para a Croácia e confirmou o fim do ciclo na seleção.

Durante a fala do treinador, ele especificou que todos os jogadores entraram na competição para serem campeões, coisa que infelizmente não aconteceu. “Dividimos a alegria, dividimos a tristeza. Ninguém mais do que nós queria dar essa alegria. Nós estamos sentidos, com nossos familiares, conosco mesmo, e tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecendo nas adversidades, no crescimento. Todos somos responsáveis, não tem hipocrisia de dizer que é só um, não coloquem herói ou vilão”.

Um dos pontos mais criticados pelos torcedores na eliminação foi a não utilização do Neymar durante as cobranças de pênaltis que culminaram na eliminação do Brasil, o que foi explicado pelo treinador. “Ele cobraria o quinto e decisivo pênalti. Fica com uma pressão maior o jogador que tem mais qualidade e o mental para fazer a cobrança”.

O resultado do tempo normal foi longe do que os brasileiros esperavam. O técnico tentou a todo momento fazer com o que o time melhorasse o rendimento em campo e uma das alternativas para isso foram as substituições. Entraram Rodrygo, Antony, Fred, Alex Sandro e Pedro. Algumas trocas, porém, foram criticadas pelos torcedores, o que é compreensível, de acordo com o Tite. “Tu tens um jogador de qualidade técnica e individual, que é o Rodrygo. Tem um de lado de campo e individual, que é o Antony. O Pedro para conclusão. E o Alex Sandro entrando com o Militão sentindo cãibra. Desgaste do Paquetá. A jogada do gol construímos por dentro, com Rodrygo, com tabela curta. Mas eu entendo a dor e todas as críticas que podem ter”.

Sobre a questão psicológica, o treinador reafirma que nunca é fácil se manter equilibrado quando se toma um gol no final de uma prorrogação. “Falando em termos mentais, quando você vai para o jogo, vira a prorrogação com 1 a 0 e toma o empate com 13 do segundo tempo, é difícil. É difícil ficar mentalmente forte em uma situação assim”.

Saída da seleção

Durante a coletiva, Tite confirmou que deixará a seleção, como ele já havia dito. Contratado em 2016, Tite não conseguiu buscar o hexacampeonato mundial e foi eliminado nas duas Copas que disputou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por