No auge das carreiras, CR7 e Ibra se enfrentam por uma vaga na Copa

Thomas Cabral - AFP
14/11/2013 às 21:37.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:10

LISBOA - Zlatan Ibrahimovic fez bem em lembrar que o futebol é um esporte coletivo, porque o duelo contra Cristiano Ronaldo ameaçava ofuscar a repescagem entre Suécia e Portugal, que vale uma das últimas vagas para  a Copa do Mundo de 2014.

Capitães e estrelas de suas seleções, ambos os jogadores vivem grande fase em seus respectivos clubes, Paris Saint-Germain e Real Madrid, o que atraiu as atenções para esta repescagem, que terá a partida de ida realizada nesta sexta-feira (15) em Lisboa,  ao posto de mais aguardada das quatro disputadas na Europa.

Para a ocasião, o Estádio da Luz de Lisboa estará lotado com 61.500 espectadores, o que se repetirá na próxima terça-feira, na partida de volta na Friends Arena de Estocolmo.

Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic estão no auge de suas carreiras. Ambos marcaram três gols na última rodada com seus clubes e são disputam títulos nacionais e da Liga dos Campeões.

Artilheiro do Campeonato Espanhol, o atacante português acaba de igualar o recorde de gols marcados na primeira fase de uma 'Champions', com oito em quatro jogos, e ainda tem duas partidas para superá-lo. Ibra está logo atrás, com sete gols.

As trajetórias dos dois jogadores em suas seleções nacionais também possuem semelhanças. Aos 28 anos, CR7 está a apenas quatro gols do recorde de 47 de Pedro Pauleta com Portugal. Já "Ibra", está a três dos 49 gols feitos por Sven Rydell no início dos anos 1930.

Apesar de Cristiano Ronaldo ser apontado por muitos como um dos grandes favoritos à Bola de Ouro deste ano, o atacante do PSG de 32 anos também está na briga. Ibra, eleito pela oitava vez o melhor jogador sueco da temporada, também pode conquistar o prêmio de gol mais bonito do ano, dado pela Fifa.

Ibrahimovic chegou a admitir nesta quarta-feira que nunca ter jogado tão bem em toda a carreira. O atacante sueco não perdeu tempo e foi logo colocando o favoritismo do grande duelo nos portugueses. "Portugal provavelmente é favorito por causa da equipe que tem e de seus valores individuais, mas nós terminamos em segundo lugar do nosso grupo, logo atrás da Alemanha, e merecemos mais do que eles estar no Brasil no ano que vem", declarou.

Os portugueses ficaram atrás da Rússia na fase de grupos das eliminatórias, com um desempenho medíocre, o que os obriga a passar novamente pela repescagem, como já aconteceu nas eliminatórias para a Eurocopa-2012 e a Copa do Mundo-2010.

Em ambas as ocasiões, os lusos derrotaram sem dificuldades a Bósnia, mas a Suécia de Ibrahimovic se apresenta como um rival muito mais perigoso.

Portugal, inclusive, nunca derrotou os escandinavos em solo português (quatro derrotas e três empates) e soma apenas três triunfos em 15 jogos contra os suecos desde 1955.

Deixando CR7 e Ibra de lado, Portugal tem, a princípio, jogadores mais consagrados (como Nani, Pepe, Moutinho e Coentrão), o que lhe vale certo favoritismo. E esse rótulo, porém, tem valor apenas teórico, já que o fraco rendimento dos jogadores de

Paulo Bento nas eliminatórias não impressiona.
A Suécia entrará em campo com uma equipe modesta mas experiente que, se não fosse pelo genial Ibrahimovic, dificilmente entraria na história futebolística do país.

Incomodado com as constantes comparações com Ronaldo, Ibra lembrou na quarta-feira aos jornalistas que a partida é entre "Suécia e Portugal, e o coletivo é mais importante".

A única certeza que se tem no momento é que esta repescagem deixará de fora da Copa do Mundo do Brasil uma das maiores estrelas do futebol.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por