No embalo do Arrascaeta 'pós-Copa', Cruzeiro recebe Santos para confirmar classificação

Cristiano Martins
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/08/2018 às 19:45.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 ( )

( )

A Copa da Rússia foi pouco generosa com Arrascaeta. Titular do Uruguai na estreia, o camisa 10 perdeu a vaga na seleção após atuação apagada e permaneceu menos de 90 minutos em campo durante o Mundial. A torcida do Cruzeiro agradece. O meia parece ter guardado todos os truques para tirá-los da cartola somente após o retorno ao clube e tem sido o jogador mais decisivo da Raposa desde então.

Numa de suas melhores fases, o armador carrega grande parte das expectativas dos cruzeirenses para o jogo contra o Santos, às 19h30 desta quarta-feira (15), no Mineirão, valendo a classificação às semifinais da Copa do Brasil. No duelo de ida, o time mineiro construiu boa vantagem ao vencer por 1 a 0 na Vila Belmiro.

A volta de Arrascaeta à equipe celeste após a Copa do Mundo aconteceu justamente no mata-mata nacional. E em grande estilo, com gol importante no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, fora de casa, no primeiro confronto pela fase anterior. De lá para cá, o camisa 10 voltou a balançar as redes em outras três ocasiões (duas pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa Libertadores), e ainda contribuiu diretamente com duas assistências para os companheiros.

Com esses números, o uruguaio aparece como principal artilheiro do Cruzeiro nesta temporada, tendo marcado ao todo 11 gols, e terceiro maior garçom do elenco, com seis assistências em 2018, atrás de Robinho (dez) e Egídio (sete). Ao abrir o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo pelas oitavas de final do torneio internacional, ele tornou-se ainda o recordista entre os goleadores estrangeiro da Raposa, com 46 tentos.

Retrospecto

Além do momento de Arrascaeta e do resultado positivo no jogo de ida, a torcida do Cruzeiro também pode se animar com o bom histórico diante do Santos na Copa do Brasil. Este é o terceiro confronto entre os clubes no torneio, e os mineiros levaram a melhor nos dois anteriores.

O Peixe vive um momento bastante delicado na temporada e ainda não venceu desde a pausa para o Mundial. A equipe do técnico Cuca vem de quatro derrotas e seis empates neste período, considerando os dois amistosos disputados durante a intertemporada.

Sempre é válido ressaltar que, a partir da atual edição da Copa do Brasil, o chamado gol qualificado (marcado no campo do adversário) deixou de ser um critério de desempate. Desta forma, a classificação será decidida nos pênaltis em caso de vitória do Santos pela diferença mínima, independentemente da quantidade de tentos anotados.

A partida de hoje marcará a estreia do VAR (árbitro assistente de vídeo) no Gigante da Pampulha. O escalado para o suporte remoto é o experiente Wilton Pereira Sampaio (GO), responsável pelo apito na partida de ida e escolhido pela Fifa para operar o sistema na Copa do Mundo.

FICHA DO JOGO

MOTIVO: Jogo da volta pelas quartas de final da Copa do Brasil 2018
DATA E HORÁRIO: Quarta-feira, 15 de agosto de 2018, às 19h30
LOCAL: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ARBITRAGEM: Rodolpho Toski Marques (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Alessandro Rocha de Matos (BA)
TRANSMISSÃO: FOX Sports
CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos. Técnico: Mano Menezes
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Dodô; Alisson, Jean Mota, Diego Pituca, Rodrygo e Bruno Henrique; Gabriel. Técnico: Cuca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por