VALE O TOPO

No primeiro jogo do Mineirão em 2023, Atlético e América duelam pela liderança do estadual

Alecsander Heinrick
@alecshms
Publicado em 25/02/2023 às 08:30.
Mineirão receberá o primeiro evento de futebol em 2023 (Pedro Souza/Atlético)

Mineirão receberá o primeiro evento de futebol em 2023 (Pedro Souza/Atlético)

Líderes do Campeonato Mineiro, Atlético e América entram em campo neste sábado (25), às 16h30, na disputa de quem fica com o topo da tabela. O Galo está na frente por dois pontos e jogará em casa, no Mineirão. Será o primeiro jogo no estádio em 2023.

Com 16 pontos, o Atlético é o líder geral do Campeonato Mineiro. Na cola, o América aparece com 14. Ou seja, se o Galo vencer, garante de vez a liderança, independente dos resultados da última rodada. Se der Coelho, o time assume o topo da tabela. Ser líder na primeira fase é importante para a fase seguinte do Estadual, já que garante vantagem de jogar por dois resultados iguais na semifinal e na final.

Os clubes entram em campo no Mineirão para o clássico, e este será o primeiro jogo no estádio em 2023. Isso porque o Gigante da Pampulha teve muitos shows que conflitaram com os jogos dos times no estadual, o que fez com que o Cruzeiro rompesse de vez com o local e o Atlético optasse também por atuar inicialmente no Independência. O duelo deste sábado tem previsão para cerca de 40 mil torcedores.

Longo tabu

O clássico acontecer no Mineirão é uma “notícia ruim” para o América, já que o clube não vence o Atlético no estádio há 18 anos. A última vitória americana contra o Galo no Gigante da Pampulha foi em 2005, quando venceu por 1 a 0, também na primeira fase do estadual. De lá pra cá, foram oito vitórias atleticanas e seis empates.

Por outro lado, o Coelho pode se inspirar nele mesmo, que quebrou um tabu em 2022 de mais de 20 jogos sem vencer o Atlético, batendo o rival por 2 a 1, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 420 jogos entre os clubes, com 209 vitórias do Atlético, 106 empates e 105 vitórias do América.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por