Mudanças

Novo presidente da CBF, Samir Xaud quer reduzir campeonatos Estaduais para 11 datas

Em 2025, os campeonatos estaduais tiveram 16 datas, acumulando ainda mais partidas antes do início do Campeonato Brasileiro

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/05/2025 às 15:24.Atualizado em 25/05/2025 às 15:37.
Novo presidente planeja mudanças durane nova gestão (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Novo presidente planeja mudanças durane nova gestão (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Eleito o novo presidente da CBF, Samir Xaud discursou pela primeira vez como mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro neste domingo (24). Durante o pronunciamento, ele comentou sobre a possibilidade de reduzir a quantidade de jogos nos campeonatos estaduais.

“Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse Xaud.

Em 2025, os campeonatos estaduais tiveram 16 datas, acumulando ainda mais partidas antes do início do Campeonato Brasileiro. Segundo o novo gestor, essa medida não necessariamente significa que os times tenham que deixar os campeonatos de lado.

“Essa reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais. Nossa ideia é que essa reorganização do calendário seja acompanhada de outras medidas de valorização dos campeonatos estaduais. Valorizar os estaduais é valorizar o futebol como um todo”.

Em 2025, o Atlético e o América tiveram que se dividir entre o Campeonato Mineiro e a primeira rodada da Copa do Brasil. O Cruzeiro entrou somente na terceira rodada da competição, após o término do estadual.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por