
Após voltar à Série A após cinco anos, o América vive um drama no Campeonato Brasileiro, na lanterna da competição com apenas oito pontos, em 16 jogos. A equipe comandada por Enderson Moreira, tem a chance de se recuperar das sete derrotas consecutivas na competição, hoje, contra o Grêmio, às 18h30, no Independência.
Alguns fatores explicam como o sonho de retornar à elite do futebol brasileiro se tornou um pesadelo para a torcida americana nesta temporada.
1 - Enfraquecimento do elenco - Após consumar o retorno a Série A, o clube perdeu bons jogadores, como os atacantes Marcelo Toscano e Richarlison e o zagueiro Wesley Matos.
2 - Ilusão com o título Mineiro: A conquista do Estadual após 15 anos, derrotando Atlético e Cruzeiro no caminho, foi um grande feito para o América, mas passou a impressão de que o clube tinha um ótimo time para o Brasileiro.
3 - Contratações equivocadas: Ao notar que o elenco carecia de mais qualidade, a diretoria do América contratou vários jogadores. Porém, nenhum dos nomes que chegaram foi capaz de mudar o patamar do Coelho.
4 - Troca de treinadores: Com o início ruim a diretoria emitiu Givanildo Oliveira, campeão mineiro, para apostar em Sérgio Vieira. Pouco mais de 40 dias depois substituiu o português por Enderson Moreira. Mas até agora, a situação é a mesma.
5 - Falta de apoio nos estádios: A torcida vem deixando a desejar desde o início do campeonato, ao comparecer em pequeno número em praticamente todos os jogos.