Palmeiras empresta terceiro jogador ao Atlético; mas regra limitadora não se aplica nesta época

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/12/2017 às 13:04.Atualizado em 03/11/2021 às 00:28.
 (César Greco/Palmeiras)
(César Greco/Palmeiras)

Com a chegada de empréstimo do meia-atacante Roger Guedes ao Atlético, o clube mineiro realizou a terceira transação de atletas junto ao Palmeiras, todos por empréstimo. Além de Guedes, Arouca e Erik também defenderão o Galo em 2018, em contrato de "aluguel". Há uma limitação em regulamento da CBF sobre o número de emprestados de um mesmo time (três atletas), mas tal regra não se aplica em dezembro/janeiro, por exemplo.

Esta lei que define o número máximo de três atletas vindos por empréstimo de uma mesma agremiação está presente apenas no "Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro Série A 2017", que diz: "Parágrafo único - Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas".

A reportagem do Hoje em Dia consultou o diretor de competições da FMF, Paulo Bracks, que confirmou a aplicação do regulamento apenas para transações realizadas a partir da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o Atlético não poderia pegar mais nenhum jogador emprestado do Palmeiras caso o trio Erik, Roger Guedes e Arouca tivesse assinado com o Galo durante o Brasileirão 2018. E mesmo assim, o quarto jogador emprestado só não poderia atuar nos pontos corridos.

Este artigo gerou preocupação para a Chapecoense neste ano. Após a tragédia aérea em novembro do ano passado, a Chape foi alvo de muitos empréstimos de atletas de outros clubes, entre eles o próprio Galo (o meia Dodô), e estava alerta para esta regra que poderia dificultar a montagem do novo elenco.

Regulamento do Campeonato Brasileiro que prevê a regra de restrição apenas na vigência do torneio
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por