Parque das Mangabeiras recebe grandes nomes do skate em etapa nacional

Da Redação
04/07/2019 às 15:37.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:24
 (divulgção)

(divulgção)

Estrelas brasileiras da modalidade Street de skate vão disputar em Belo Horizonte, de sexta-feira a domingo (5 a 7 de julho), a primeira etapa do Oi STU Qualifying Series, no Parque das Mangabeiras. A competição tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além do apoio da Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica.

A entrada para o evento é gratuita. Os visitantes, porém, devem apresentar comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo dez dias antes da visita. Quem não apresentar a carteira de vacinação deve portar documento de identidade e preencher na portaria uma declaração de que já foi vacinado.

A primeira etapa de Street do circuito faz parte do calendário brasileiro que é realizado pela plataforma STU, com a chancela da Federação de Skate do Estado de Minas Gerais (FSKTMG), da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e da World Skate.

Em 2019, o circuito, que definirá os campeões brasileiros das modalidades Park e Street, ganha ainda mais importância por contar pontos para a corrida olímpica em cada etapa, visando aos Jogos de Tóquio, em 2020.

Serão três etapas para cada modalidade, feminino e masculino. Além de Belo Horizonte, Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Sapiranga (RS) e São Paulo receberão os eventos. Florianópolis (SC) sediou em janeiro a primeira etapa de Park.

Os organizadores do Oi STU Qualifying Series divulgam que Belo Horizonte tem uma cena forte do skate nacional e que a etapa espera receber um grande público não só para as disputas, mas também para curtir todos os atrativos do evento.

“De fato, Belo Horizonte se tornou uma referência para o skate nacional e já está no mapa internacional. Recebemos no último fim de semana o 3º BH Skate Invasion e, agora, é a vez de mais uma importante competição, com grandes nomes desse esporte que soma nove milhões de praticantes no Brasil. O evento é garantia de lazer e espetáculo para nossa população, bem como um incentivo à prática de atividades físicas e a uma vida mais saudável”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

Em uma ação conjunta pelos promotores do evento e a Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica, a pista do Parque das Mangabeiras foi revitalizada, ampliada e adaptada conforme os critérios internacionais de competição da modalidade Street.

“Estamos mudando o cenário do skate na cidade para um patamar internacional. Essas adequações vão proporcionar um uso mais intenso da pista pelos skatistas de Belo Horizonte, bem como tornar o local mais qualificado para receber eventos nacionais e internacionais. Vale dizer que essa reforma faz parte de um conjunto de intervenções e melhorias que estão sendo feitas no Parque das Mangabeiras”, pontuou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica, Sérgio Augusto Domingues.

Os destaques

O Oi STU Qualifying Series contará com homens e mulheres na disputa. Algumas integrantes da seleção brasileira já confirmaram presença, dentre elas Virginia Fortes Águas e Karen Feitosa. As atletas, que chegam para a disputa do STU após disputarem eventos internacionais, esperam usar a experiência dos últimos campeonatos para melhorar ainda mais seu desempenho no circuito brasileiro.

“Vai ser um campeonato de alto nível de skate e muita disputa. Espero me divertir muito porque o skate também é diversão, é dividir a pista com as outras meninas e ser feliz. Se Deus quiser quero me desempenhar bem para sair de lá com um sorriso no rosto", declarou Karen.

No masculino, Danilo do Rosário também é nome certo e promete disputas acirradas entre os homens: “Eu estou muito ansioso para essa volta do STU. BH é uma cidade onde tenho muitos amigos, e vai ser muito legal encontrar a galera e andar muito de skate. Espero dar o meu máximo e se tudo der certo, sair com um bom resultado. O nível vai ser alto, são muitos skatistas de qualidade, mas vou com o skate no pé para fazer o meu melhor.”

A competição terá treinos livres na sexta-feira, dia 5, para os dois naipes, disputa da semifinal no sábado (6) para mulheres e eliminatórias para os homens. E, no domingo (7), a final feminina e semifinais e finais masculinas.

Serviço:

Oi STU Qualifying Series

Onde: Parque das Mangabeiras (Portaria Sul: av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras)

Quando: sexta-feira, dia 5 (treinos, 9h às 17h); sábado, 6 (8h às 19h); domingo, 7 (8h às 19h).

Entrada franca (É obrigatório portar documento de identidade e apresentar comprovante de imunização contra a Febre Amarela ou preencher na portaria uma declaração de vacinação).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por