
Fã de Leonardo Silva, Réver, Thiago Silva, do espanhol Sérgio Ramos e do alemão Hummels, o zagueiro Gabriel Lacerda, que completou 19 anos no mês passado, chega a Belo Horizonte com o sonho de brilhar com a camisa do Atlético. Contratado junto ao Palmeiras, ele vem para ocupar a vaga deixada por Ruan Marvyn, capitão do sub-20, que disputará a Copinha pelo alviverde paulista.
Natural de Caieiras, interior de São Paulo, Gabriel, de 1,88m de altura, está na capital mineira desde a tarde desta quarta-feira (5), onde passou por exames médicos e assinou contrato até fevereiro do ano que vem, mês em que se encerra a competição mais importante das categorias de base do país. Ao contrário de Marvyn, ele chega em definitivo e não por empréstimo.
Para trazê-lo, inclusive, o Atlético não teve custos. Na negociação com o time paulista, ficou estabelecido que o Galo fica com 70% dos direitos econômicos do atleta. O Verdão com o restante.
"Aqui vai ser um ótimo lugar. Me receberam super bem e me trataram da melhor maneira possível. Parece que já tenho dois anos de casa", conta ao Hoje em Dia.
"Eu assistia todos os jogos do Atlético naquela Libertadores (de 2013); chegava a arrepiar", acrescenta o substituto de Marvyn, que se impressionava com a dupla de zaga daquela época, formada por Léo Silva e Réver. Antes de defender o Palmeiras, ele atuou pelo Audax-SP, onde chegou aos 10 anos e saiu aos 14, com destino ao Palestra.
Zagueiro-artilheiro
Com passagem pela Seleção Brasileira e fama de zagueiro-artilheiro - ele fez 17 gols pelo Palmeiras -, o filho do Seu Guiomario e de dona Bartira, autônomos, em 2017 atuou pelo Figueirense, onde ficou por quatro meses. Em Santa Catarina, Lacerda disputou o Estadual na categoria Juniores e defendeu o Figueira também no Brasileiro de Aspirantes (Sub-23).
Com a equipe Sub-18 do Palmeiras e com direito a gol na decisão, Gabriel conquistou o tricampeonato do Torneio Internacional de Bellinzona, na Suíça. No ex-time ele também foi vice campeão da Taça BH, em 2016, e do Mundial de Clubes.