O Cruzeiro passa por um momento complicado no Campeonato Brasileiro e, pelos erros de planejamento da diretoria no começo da temporada, a Raposa luta contra o risco de rebaixamento. Com um plantel questionado pelas más atuações, o técnico Paulo Bento, seja por lesão ou suspensão, tem optado por dar chances aos garotos revelados pelas categorias de base do clube.
Sem levar em conta a disponibilidade de atletas mais experientes, o treinador preteriu os “medalhões” em detrimento dos pratas da casa em diversas partidas. Tem sido assim desde que o português assumiu o Cruzeiro. E na derrota para o Flamengo, na oitava rodada do Brasileirão, não foi diferente.
Só contra o rubro-negro, Bento utilizou seis atletas da base e cinco começaram entre os titulares: Bruno Ramires, Allano, Alisson, Fabrício Bruno e Alex. Os dois últimos estrearam no 11 inicial. Mayke entrou no decorrer do jogo, após ficar longo tempo fora por lesão.
No total, nove revelações do clube já ganharam oportunidade com Paulo Bento. Audacioso e com uma coragem que, talvez, um técnico brasileiro não teria, o comandante, que apesar de demonstrar muita confiança nos jovens, sabe que precisa de muita responsabilidade para escalá-los no atual momento da equipe.
“Colocar jovens atletas para jogar não é um problema. Só que colocar vários em uma situação ruim que está acontecendo não é o ideal. O único responsável para não terem o desempenho que podem sou eu. A gente tenta colocar num momento ideal para que possam ajudar.
Do atual elenco cruzeirense, o atleta mais escalado por Paulo Bento foi o zagueiro Bruno Viana. Dos sete jogos em que o treinador esteve à frente do Cruzeiro, Viana participou de seis. Só ficou fora contra o Flamengo por cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, recebido uma rodada antes no clássico com o Atlético. Outro que tem aparecido com frequência sob o comando do português é Bruno Ramires, com cinco aparições.
“Hoje o Bruno Viana é certamente um jogador de alta capacidade para jogar o Brasileirão, o Bruno Ramires também. E os torcedores terão de ter paciência com esses jogadores”, ressalta.
Tendo vários jogadores com idade olímpica no grupo, Paulo Bento, mesmo chegando há pouco tempo, sabe das características históricas do Cruzeiro em revelar grandes valores. “Tem a ver com a filosofia do clube. O Cruzeiro acredita em seus jogadores da base, no trabalho da base. Provavelmente pensará em tentar melhorá-lo e desenvolvê-lo, refinar aquilo que já tem. E nós vamos tentar dar as oportunidades a esses atletas”, comentou.
Jogadores relevados pelo Cruzeiro já utilizados por Paulo Bento
Bruno Viana – seis jogos
Elber – seis jogos
Bruno Ramires – cinco jogos
Douglas Coutinho – quatro jogos
Alisson – quatro jogos
Allano – três jogos
Alex – dois jogos
Fabrício Bruno – dois jogos
Mayke – um jogo