Pekerman não é mais técnico da Colômbia

Agence France Presse
04/09/2018 às 18:33.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:17
 (Divulgação / FCF)

(Divulgação / FCF)

O argentino José Pekerman anunciou nesta terça-feria (4) que deixará o cargo de técnico da seleção da Colômbia, com a qual disputou as últimas duas Copas do Mundo, informou a Federação Colombiana de Futebol (FCF).

"Hoje, o professor José Perkerman manifestou sua decisão de se retirar da seleção da Colômbia, dando por cumprido um ciclo que foi altamente exitoso", declarou o presidente da FCF, Ramón Jesurun, em coletiva de imprensa em Bogotá.

O dirigente afirmou que Pekerman, 69 anos, deixou o cargo por "uma decisão absolutamente pessoal". "Jamais entramos numa conversa econômica", enfatizou Jesurun, refutando os boatos de que haveria divergência financeira entre as partes.

O contrato do técnico argentino venceu em 31 de agosto e a imprensa colombiana especulava que Pekerman deixaria o cargo que assumiu em janeiro de 2012 por falta de um novo acordo financeiro e por uma suposta exigência da federação para que seu empresário, Pascual Lezcano, se mantivesse à margem da seleção.

Mentiras e barbaridades

"Não houve qualquer tipo de condição, estão fazendo muito dano à seleção" com esse tipo de versão, garantiu Pekerman em coletiva de imprensa. "A quantidade de mentiras e barbaridades que foram ditas não são ditas em outros lugares".

Pekerman agradeceu o apoio que recebeu nestes seis anos na seleção colombiana, com a qual disputou as Copas do Mundo do Brasil-2014 e Rússia-2018. No Brasil, alcançou o melhor desempenho histórico da Colômbia ao ser eliminado nas quartas de final.

O presidente da FCF explicou ainda não haver um "plano B" para substituir Pekerman.

"Hoje, a FCF não tem um plano B, nem C, nem D, não temos candidatos nem nada, estamos apenas tentando assimilar a decisão que o professor acaba de nos transmitir", explicou Jesurun.

A imprensa cogitou nomes como do colombiano Juan Carlos Osorio, que assinou na véspera com o Paraguai, assim como do holandês Guus Hiddink, do português Carlos Queiroz e do vice-campeão mundial com a Croácia Zlatko Dalic para o lugar de Pekerman.

A Colômbia enfrentará nos dias 7 e 11 de setembro a Venezuela e a Argentina em amistosos nos Estados Unidos. Nas duas partidas o técnico da seleção Sub-20, Arturo Reyes, assumirá o comando da equipe.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por